Como Calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Por 24/04/2022
24/04/2022

Seja você um day trader, swing trader ou um investidor de longo prazo, é sempre importante medir a sua performance de trading. Caso contrário, como vai saber se está indo bem? Um dos grandes benefícios do trading é que você pode medir seu desempenho rigorosamente, com métricas objetivas. Isso pode ajudar muito a eliminar vieses emocionais e cognitivos.

Por que isso é útil? Bem, a mente humana tende a criar narrativas em torno de tudo enquanto tenta dar sentido ao mundo. No entanto, você não pode "se esconder" dos números. Se você está obtendo retornos negativos, sua estratégia deve mudar de alguma forma. Se acha que está indo bem, mas os números não refletem isso, provavelmente você é vítima de seus preconceitos e vieses.

Já discutimos sobre gerenciamento de riscos, tamanho de posições e configuração de stop-loss. Mas como você mede o desempenho de seus investimentos? E como você pode comparar o desempenho de vários investimentos? É para isso que usamos o cálculo do ROI. Neste artigo, discutiremos como calcular o retorno sobre o investimento (ROI).

O que é retorno sobre o investimento (ROI)?

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma maneira de medir o desempenho de um investimento. Ele também pode ser usado para comparar diferentes investimentos.

Existem várias maneiras de calcular retornos. Abordaremos algumas delas no próximo capítulo. Por enquanto, é suficiente entender que o ROI mede os ganhos ou perdas em relação ao investimento inicial. Em outras palavras, é uma estimativa da lucratividade de um investimento. Em comparação com o investimento original, um ROI positivo indica lucros e um ROI negativo indica perdas.

O cálculo do ROI se aplica não apenas a trades ou investimentos, mas a qualquer tipo de negócio ou compra. Se você planeja abrir ou comprar um restaurante, deve primeiro analisar alguns números. Faria sentido do ponto de vista financeiro? Calcular um ROI estimado com base em todas as despesas e retornos projetados pode ajudá-lo a tomar decisões melhores. Se a estimativa é de lucro no final (ou seja, ROI positivo), pode valer a pena.

Além disso, o ROI pode ajudar a avaliar os resultados das transações que já aconteceram. Por exemplo, digamos que você compre um carro antigo por US$ 200.000. Você o usa por dois anos e gasta US$ 50.000 nele. Agora suponha que o preço do carro suba no mercado e você possa vendê-lo por US$ 300.000. Você não só usufruiu do carro durante dois anos, como também obteve um retorno considerável sobre o seu investimento. Qual seria o valor exato? Vamos descobrir.

Como calcular o retorno sobre o investimento (ROI)

A fórmula do ROI é bem simples. Você subtrai o custo do investimento original do valor atual do investimento. Em seguida, você divide essa soma pelo custo original do investimento.

Isso significa que você obteve um lucro de 50% sobre seu investimento original. No entanto, você deve levar em consideração quanto foi gasto no carro. Então, vamos subtrair isso do valor atual do carro:

Limitações do ROI

O cálculo do ROI é muito fácil de entender e traz uma medida universal de lucratividade. Existem limitações? É claro.

Uma das maiores limitações do ROI é que ele não leva em consideração o período de tempo. Por que isso é importante? Bem, o tempo é um fator crucial para investimentos. Existem outras considerações (como liquidez e segurança), mas um ROI de 0,5 em um ano é melhor do que um ROI de 0,5 em cinco anos. É por isso que alguns traders usam o ROI anualizado, que representa o retorno sobre o investimento que esperado ao longo de um ano.

Ainda assim, o ROI não leva em consideração outros aspectos de um investimento. Um ROI mais alto não significa necessariamente um investimento melhor. E se ninguém estiver disposto a comprar seu investimento e você tiver que manter seus ativos por um longo período? E se o investimento subjacente tiver baixa liquidez?

Outro fator a considerar é o risco. Um investimento pode ter um ROI estimado muito alto, mas a que custo? Se houver uma grande chance de que ele chegue a zero ou que seus fundos fiquem inacessíveis, o ROI potencial não é tão importante. Por quê? Existe um grande risco ao manter esse ativo por muito tempo. Claro, a recompensa potencial também pode ser alta, mas perder todo o investimento original certamente não é o que você deseja.

Observar apenas o ROI não fornecerá insights sobre sua segurança, portanto, você também deve considerar outras métricas. Você pode começar calculando a relação risco/recompensa para cada trade e investimento. Desta forma, você terá uma perspectiva melhor sobre cada possibilidade de investimento. Alguns analistas do mercado de ações também consideram outros fatores ao avaliar investimentos potenciais. Isso inclui fluxos de caixa, taxas de juros, imposto sobre ganhos de capital, retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), entre outros.

Considerações finais

Discutimos o que é retorno sobre o investimento (ROI) e como os traders podem usá-lo para tomar decisões de investimento mais bem informadas. A fórmula de retorno sobre o investimento é uma parte essencial do acompanhamento do desempenho de qualquer portfólio, investimento ou negócio.

Conforme mencionado, o ROI não é a métrica final, mas pode ser útil. Você também deve considerar o custo de oportunidade, a relação risco/recompensa e outros fatores que podem ter impacto na sua escolha em diferentes oportunidades de investimento. Como ponto de partida, entretanto, o ROI é uma boa ferramenta para avaliar um investimento potencial.

Fonte: binance academy