Como criar sua própria criptomoeda

Por 15/01/2022
15/01/2022


Ao criar uma nova criptomoeda, você pode optar por fazer uma moeda ou token. Uma moeda tem seu próprio blockchain, enquanto um token é construído em uma rede pré-existente. As criptomoedas dependem de blockchains para sua segurança e natureza descentralizada.

Criar um token requer menos experiência e esforço do que fazer uma criptomoeda. Uma moeda geralmente precisa de uma equipe de desenvolvedores e especialistas para criá-la. Um token ainda precisa de conhecimento técnico, mas é possível criá-lo em minutos através do uso de outros blockchains, como Ethereum, Binance Smart Chain, Solana e Polygon.

Sua escolha de um token ou moeda mudará dependendo da personalização e da utilidade que você deseja. No geral, os custos envolvidos dependem do trabalho necessário, como desenvolvedores externos e tempo.

Ethereum e Binance Smart Chain são blockchains populares para a criação de moedas digitais. Você pode usar um código estabelecido para criar seus próprios tokens ou pagar para usar um serviço de criação de moedas. Sidechains são outra escolha popular, pois fornecem mais personalização com os benefícios do blockchain principal.

Antes de criar sua própria cripto, você precisará considerar sua utilidade, tokenomics e status legal. Depois disso, sua escolha de blockchain, mecanismo de consenso e arquitetura são necessários para o estágio de desenvolvimento. Em seguida, você pode considerar uma auditoria de seu projeto e uma verificação legal final. Embora praticamente qualquer pessoa possa criar uma criptomoeda, o desenvolvimento de um projeto sólido requer trabalho sério e dedicação.

Introdução

A ideia de criar sua própria criptomoeda, casos de uso e público é empolgante para muitos fãs de cripto. Mas onde é o melhor lugar para começar? Na verdade, existem muitas maneiras de criar moedas e tokens. Os custos e o conhecimento também variam de acordo com a complexidade do seu projeto. Se você está pensando em criar sua própria criptomoeda, nosso artigo apresenta o básico para você começar.

O que é uma criptomoeda?

Uma criptomoeda é um tipo de ativo digital com múltiplos casos de uso. É principalmente uma forma de transferir valor digitalmente entre as pessoas, incluindo valor monetário, direitos de propriedade ou mesmo privilégios de voto. Difere de outros sistemas de pagamento digital por causa de suas raízes na tecnologia blockchain. Essa base dá às criptomoedas mais liberdade de entidades centrais, como governos ou bancos.
O Bitcoin é o exemplo mais famoso de criptomoeda. Ele tem um caso de uso simples de transferência de valor monetário para qualquer pessoa em todo o mundo sem a necessidade de intermediários. Seu blockchain registra todas as transações e garante a segurança e estabilidade da rede.

Diferença entre criptomoedas e tokens

As criptomoedas podem ser divididas em duas categorias: moedas e tokens. A diferença entre eles é simples. As moedas têm seu próprio blockchain nativo, como Bitcoin, por exemplo. Ether (ETH) tem o blockchain Ethereum. Normalmente, as moedas têm uma utilidade específica em toda a rede, como pagamento de taxas de transação, apostas ou participação na governança.

Os tokens são construídos em blockchains pré-existentes. Eles podem ter algumas funções semelhantes às moedas, mas os tokens têm principalmente utilidade em seus próprios projetos. Um exemplo é o CAKE na Binance Smart Chain da PancakeSwap. Você também pode usá-lo para pagar por certas transações no ecossistema da PancakeSwap, como cunhar Tokens Não Fungíveis ou jogar na loteria. No entanto, o CAKE não tem seu próprio blockchain, portanto, não pode ser usado em todos os aplicativos da BSC. O mesmo é verdade para os milhares de tokens ERC-20 emitidos no blockchain Ethereum. Cada token faz parte de um projeto específico com diferentes casos de uso.

Criação de criptomoedas vs. tokens

Conforme mencionado, criar um token é muito mais simples do que criar uma moeda. Uma moeda requer que você desenvolva e mantenha um blockchain com sucesso. Você poderia bifurcar (criar uma cópia) outra cadeia existente, mas isso não resolve o problema de encontrar usuários e validadores para ajudar sua rede a sobreviver. No entanto, o potencial de sucesso com uma nova moeda pode ser maior do que apenas fazer um token. Esta é uma visão geral básica das duas opções:

Criando uma moeda

Criar uma nova moeda pode levar muito tempo se você desenvolver seu próprio blockchain. No entanto, bifurcar um blockchain anterior pode ser feito rapidamente e usado como base para sua nova moeda. Bitcoin Cash (BCH) é um exemplo de projeto bifurcado. Para fazer isso, você ainda precisa de um alto nível de conhecimento técnico e de codificação de blockchain. O sucesso do seu projeto também dependerá da obtenção de novos usuários para a sua rede blockchain, o que é um desafio.

Criação de um token

A criação de um token em um blockchain existente pode alavancar sua reputação e segurança. Embora você não tenha controle total sobre todos os aspectos do seu token, ainda há muitas opções de personalização disponíveis. Existem vários sites e ferramentas disponíveis para criar seu próprio token, especialmente na BSC e na Ethereum.

Devo criar uma moeda ou um token para meu projeto?

Um token geralmente é suficiente para aplicativos de Finanças Descentralizadas (DeFi) ou jogos play to earn. Tanto a BSC quanto a Ethereum têm uma enorme flexibilidade e liberdade para os desenvolvedores trabalharem.

Se você deseja ultrapassar os limites do que uma moeda ou blockchain faz, provavelmente seria melhor criar uma moeda com seu próprio blockchain. Criar um novo blockchain e moeda é certamente mais difícil do que emitir um token criptográfico. Mas, se bem feito, pode trazer muitas inovações e novas possibilidades. A Binance Smart Chain, Ethereum, Solana e Polygon são bons exemplos.

Ainda assim, ambas as opções exigirão muito trabalho árduo, juntamente com conhecimento técnico, econômico e de mercado para serem bem-sucedidas.

Melhores soluções para a criação de criptomoedas

Algumas das soluções mais populares para a criação de criptomoedas são a BSC, Ethereum e Solana. Ambas as redes fornecem maneiras de fazer uma variedade de tokens com base em padrões pré-existentes. Os padrões de token BEP-20 e ERC-20 são exemplos importantes que quase todos os provedores de carteira de criptografia podem suportar.

O ERC-20 pertence à cadeia de blocos Ethereum, enquanto o BEP-20 faz parte da Binance Smart Chain (BSC). Ambas as redes permitem a criação e personalização de contratos inteligentes que permitem criar seus próprios tokens e aplicativos descentralizados (DApps). Com DApps, você pode criar um ecossistema que fornece mais casos de uso e funcionalidade para seu token.

Você também pode olhar para cadeias laterais que usam a segurança de uma cadeia maior como Ethereum ou Polkadot, mas também fornecem alguma personalização. A Polygon Network está conectada à Ethereum e fornece uma experiência semelhante, mas é mais barata e rápida de usar.

Depois de escolher um blockchain, você precisará de um método para criar seu token. Com a BSC e outros blockchains baseados na Máquina Virtual Ethereum, o processo é relativamente simples. Você também pode encontrar ferramentas prontas para usar que criam tokens com base nos parâmetros e regras que você fornece. Geralmente são pagos, mas são uma opção mais prática para usuários não familiarizados com contratos inteligentes.

Se você deseja fazer seu próprio blockchain e moeda, provavelmente precisará de uma equipe de desenvolvedores de blockchain e especialistas do setor. Mesmo se você olhar para a bifurcação de um blockchain como Ethereum ou Bitcoin, ainda há muito trabalho necessário para configurar sua rede. Isso incluiria encorajar os usuários a agirem como validadores e executar nós para manter o blockchain em execução.

Coisas a considerar ao projetar sua cripto

Além das escolhas óbvias, como blockchain ou criar uma moeda ou token, existem algumas outras áreas principais a serem consideradas:

Defina a utilidade da sua criptomoeda

As criptomoedas podem desempenhar muitas funções. Alguns atuam como chaves de acesso aos serviços. Outras até representam ações ou outros ativos financeiros. Para entender e mapear o processo de criação de sua cripto, você precisará definir seus recursos desde o início.

Projete sua tokenomics

Tokenomics é a economia que governa sua cripto, como fornecimento total, método de distribuição e preço inicial. Uma boa ideia pode falhar se a tokenomia não estiver correta e os usuários não forem incentivados a comprar a criptomoeda. Por exemplo, se você estiver criando uma stablecoin, mas não consegue identificá-la corretamente, ninguém vai querer comprar ou segurá-la.

Verifique sua conformidade legal

Países ao redor do mundo têm suas próprias leis e regras sobre criptomoedas. Algumas jurisdições podem até proibir o uso de criptomoedas. Considere totalmente suas obrigações legais e quaisquer problemas de conformidade que você possa enfrentar.

Crie sua própria criptomoeda em 7 etapas

Se você estiver criando apenas um token, nem todas as etapas do tutorial abaixo serão aplicáveis. O que é mais importante são as três etapas de design acima. A maioria de nossas instruções cobrirá o básico da criação de um blockchain antes de finalmente cunhar sua moeda.

1. Escolha uma plataforma de blockchain adequada
Para um token, você precisará escolher o blockchain para cunhar sua cripto. A BSC e a Etheruem são opções populares, mas as cadeias laterais também podem ser uma boa ideia. Para criar sua própria moeda, você precisa pensar em projetar ou contratar alguém para criar um blockchain personalizado.

2. Escolha um mecanismo de consenso
Se você estiver criando seu próprio blockchain ou não tiver certeza de qual escolher para seu token, pense no mecanismo de consenso que deseja. Esses mecanismos determinam como os participantes confirmam e validam as transações na rede. A maioria dos blockchains usa Proof of Stake, pois tem baixos requisitos de hardware e muitas variações diferentes. A Prova de Trabalho (proof of work), conforme usada no Bitcoin, é considerada por alguns como mais segura, mas costuma ser cara de manter e não é ecologicamente correta.

3. Projete sua arquitetura de blockchain
Esta etapa só é necessária se você estiver criando uma moeda. Nem todo blockchain permite que o público valide transações ou execute nós. A decisão entre ter um blockchain privado, público, com permissão ou sem permissão é importante. Sua arquitetura de blockchain dependerá do que sua moeda e projeto estão tentando fazer. Por exemplo, uma empresa ou país que cria uma moeda pode executar um blockchain privado para obter mais controle.

4. Comece o desenvolvimento do blockchain
A menos que você tenha conhecimento especializado em desenvolvimento, precisará de ajuda externa para construir suas ideias. Depois que o blockchain é executado em um ambiente ativo, é extremamente difícil mudar seus conceitos e regras principais. Use um testnet para garantir que tudo funcione conforme planejado e, idealmente, coopere com toda uma equipe de desenvolvimento para construir seu blockchain.

5. Audite sua cripto e seu código
Empresas de auditoria como a Certik podem verificar o código de seu blockchain e sua criptomoeda para procurar vulnerabilidades. Você pode então publicar a auditoria publicamente e também agir de acordo com suas descobertas. Este processo fornece alguma garantia de segurança para você como criador e para quaisquer usuários ou investidores em potencial.

6. Verifique novamente os aspectos legais
Agora que você tem seu blockchain em execução e está pronto para cunhar sua criptomoeda, é melhor pedir aconselhamento jurídico especializado para verificar se você precisará solicitar permissão. Novamente, essa etapa é difícil de ser alcançada sozinho e requer ajuda externa.

7. Minere sua criptomoeda
Esteja você criando um token ou uma moeda, você precisará cunhar a criptomoeda em algum momento. O método exato será diferente com base em sua tokenomics. Por exemplo, tokens de fornecimento fixo geralmente são cunhados de uma só vez por meio de um contrato inteligente. Moedas como o Bitcoin são cunhadas gradualmente, à medida que os mineradores validam novos blocos de transações.

Como listar sua criptomoeda

Listar sua moeda ou token em uma exchange de criptomoedas como a Binance pode apresentá-lo a um público mais amplo de maneira segura e regulamentada. Se você conseguir criar e desenvolver um projeto de criptomoeda sólido, você pode preencher os formulários de inscrição online da Binance para uma listagem direta e / ou distribuição no Launchpad / Launchpool.

Cada criptomoeda passa por um rigoroso processo de devida diligência e você precisará atualizar a Binance regularmente sobre o seu progresso durante a aplicação. Você também precisará aceitar BNB e BUSD em seu ecossistema de criptomoeda, como fornecê-los como liquidez ou aceitá-los durante sua oferta inicial de moedas (ICO).

Custo de criar sua própria criptomoeda

Os custos envolvidos estão ligados aos métodos e configurações que você escolher. Se você estiver criando uma moeda e um blockchain, provavelmente terá que pagar uma equipe inteira ao longo de vários meses. Uma auditoria de código de uma equipe confiável também pode custar cerca de US $ 15.000. Pelo preço mais baixo, um token simples na BSC pode ser feito por $ 50. Quando fazemos a média disso, para criar uma criptomoeda com alguma chance de sucesso, você provavelmente precisará gastar milhares de dólares em sua criação, marketing e construção de comunidade.

Pensamentos finais

Se você decidir fazer sua própria criptomoeda, certifique-se de usar nossas informações apenas como ponto de partida. É um tópico profundo que leva muito tempo para ser totalmente compreendido. Além de criar o token ou moeda, você também precisa pensar em torná-lo um pós-lançamento de sucesso. Estudar outros projetos e seus lançamentos para ver o que funcionou bem e o que não funcionou pode ajudar a criar sua própria criptomoeda.

Fonte: Binance 
 
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.

COMENTÁRIOS