Como a blockchain pode lidar com a crise de energia da Áustria

Por 28/07/2022
28/07/2022


A mudança climática tornou-se um dos maiores desafios globais para a humanidade. Ao mesmo tempo, a dependência de fontes de energia de hidrocarbonetos, como carvão, petróleo e gás natural, ainda é forte.

As linhas de abastecimento em torno dessas fontes de energia são ainda mais vulneráveis ​​a tensões geopolíticas. Devido às atuais sanções contra a Rússia, os especialistas agora esperam o aumento dos preços da eletricidade e efeitos negativos no mercado de energia na Europa.

O governo austríaco entende a necessidade urgente da transição energética e estabeleceu a meta ambiciosa de ser neutra em relação ao clima até 2040. Soluções alternativas para a energia fóssil demoraram a surgir e, na maioria das vezes, ainda não são eficientes o suficiente em larga escala. Mas existem abordagens promissoras – especialmente na forma de energias renováveis ​​descentralizadas ou tecnologia blockchain no comércio de energia ponto a ponto (P2P).

Já existem projetos-piloto na Áustria que tratam do comércio P2P no mercado de energia. Na vanguarda estão a Riddle&Code, a maior fornecedora de energia da Áustria, a Riddle&Code, que fundou uma joint venture em 2020 chamada Riddle&Code Energy Solutions.

A partir de 1º de abril deste ano, Kai Siefert é o novo chefe da joint venture. Ele foi anteriormente estrategista de TI na Wien Energie e trabalhou na plataforma de tokenização de energia MyPower em Viena. 

Do projeto piloto à tokenização solar

A Wien Energie e a Riddle&Code trabalham juntas há muito tempo. Em 2017, as empresas lançaram o primeiro projeto chamado Peer2Peer em Quartier, onde tokenizaram sistemas solares fotovoltaicos para que os consumidores pudessem participar da produção de energia.

Mais tarde, no final de 2018, quando Siefert ainda era estrategista de TI da Wien Energie, sua equipe desenvolveu uma estratégia de blockchain junto com Astrid Schober, chefe de TI da Wien Energie, e se concentrou no tópico de tokenização de energia com security tokens e utility tokens.

Isso resultou na plataforma MyPower. Primeiro, a Wien Energy e a Riddle&Code testaram o comércio descentralizado de energia solar autogerada via blockchain em um projeto de cidade inteligente com 100 participantes. Tudo correu bem e, em 2021, foi lançada uma plataforma de tokenização para usinas fotovoltaicas. Riddle&Code tokenizou a maior usina solar da Áustria e conquistou 1.000 clientes que, como parte de sua campanha publicitária, compraram vouchers de energia emitidos pela Wien Energie na forma de tokens, que poderiam ser usados ​​para pagar contas de eletricidade.

Agora, o MyPower tokeniza ativos solares fotovoltaicos em toda a Áustria, permitindo que os consumidores se beneficiem da propriedade parcial e invistam em fontes de energia renováveis.

A demanda por energia renovável é enorme

Segundo Siefert, o conceito de compartilhamento de energia está em alta no momento. Devido à invasão da Ucrânia pela Rússia e à crise do coronavírus, os preços da eletricidade estão subindo rapidamente. O aumento dos preços da energia pode ser mitigado com energias renováveis ​​mais baratas, tecnologia da informação inteligente e compartilhamento de energia.

Com o compartilhamento de energia baseado em blockchain, a eletricidade gerada em conjunto é alimentada na rede, distribuída e vendida diretamente aos apartamentos - tudo sem intermediário. Os quilowatts-hora não consumidos também podem ser vendidos para outras comunidades de energia e, assim, os consumidores ganham ou economizam dinheiro.

O compartilhamento de energia pode permitir o comércio direto de energia entre consumidores de energia (produtores e consumidores finais de energia), que podem usar essa abordagem para controlar sua geração e demanda. As pessoas que alugam em vez de possuir suas casas podem participar ativamente da transição energética e se beneficiar dos lucros. Isso faz com que os consumidores se envolvam mais em sua própria geração e coloca a criação de valor local no centro.

“Você não precisa comprar gás natural da Rússia ou petróleo da Arábia Saudita para gerar energia aqui na Europa”, disse Siefert. “O sol vem praticamente de graça e produz eletricidade de forma confiável. Mas muitas pessoas não podem participar porque não têm casa própria, mas moram em um apartamento alugado ou simplesmente não têm condições de comprar um grande sistema solar. No entanto, podemos dividir essas plantas em pequenos tokens de ativos digitais para que investidores privados com pouco capital também possam participar.”

Energias renováveis ​​“estão entrando em foco”

Na Áustria, já existem pequenas comunidades de energia renovável, como Erneuerbare-Energie-Gemeinschaften (EEG). Essas comunidades de energia (na Áustria e de acordo com a Lei de Expansão de Energias Renováveis) são entidades jurídicas sem fins lucrativos destinadas a descentralizar a geração, distribuição e consumo de energia renovável principalmente para benefício público. Esses EEGs ainda desempenham um papel pequeno na produção, distribuição local e regional e consumo de energia renovável e muitas vezes não são muito rentáveis.

No entanto, as coisas estão começando a se desenvolver. De acordo com Siefert, a demanda por EEGs já aumentou enormemente devido ao aumento dos preços da energia, e a Riddle&Code Energy Solutions oferece soluções técnicas para configurar e integrar esses EEGs. “Também podemos conectá-los a mercados descentralizados com nosso sistema”, disse Siefert. Isso já é possível com a Lei de Expansão de Energias Renováveis, que está em vigor desde 2021 e é uma diretiva da União Europeia que foi transposta para o direito nacional.

Siefert observou um “interesse crescente no interesse pelas energias renováveis” – na Áustria, Europa e em todo o mundo. As empresas que trabalham na área de energias renováveis ​​“estão agora em foco”, pois estão se beneficiando “dos grandes investimentos favorecidos pela política climática em todo o mundo”, disse Siefert.

Dados em tempo real assinados na blockchain

No momento, o comércio de energia P2P ainda não é permitido na Áustria. Tudo funciona com base na infraestrutura atual do mercado de eletricidade, e os dados de faturamento são disponibilizados pelas redes 24 horas após a medição.

Mas a Riddle&Code Energy Solutions já pode receber esses dados em tempo real. Um dongle que pode ser conectado diretamente ao medidor inteligente lê os dados ao vivo da interface do cliente e os envia por meio de um gateway confiável - assinado e totalmente criptografado no blockchain. A partir daí, esses dados podem ser lidos imediatamente. Os clientes podem ver a cada quarto de hora como seu crédito cresce em tokens de quilowatt-hora.

Esses dados ainda não podem ser usados ​​para faturamento, mas ajudam a incentivar o comportamento correto de consumo. Graças a esses dados, o cliente pode ver quanta energia verde tem na rede da instalação comunitária e, por exemplo, usar esse tempo para ligar a máquina de lavar ou carregar um carro elétrico. Isso, por sua vez, tem um efeito indireto na conta, porque os clientes pagam menos se usarem mais eletricidade de seus próprios formulários compartilhados.

“Nosso objetivo é que todos possam participar do compartilhamento de energia”, disse Siefert. “Mas o comércio P2P privado atualmente não é possível na Áustria até que a regulamentação legal seja criada. É por isso que eu gostaria de ver aqui mais liberdade do lado do governo e mais velocidade na expansão das energias renováveis. A Áustria pode se tornar uma das principais nações da UE e do mundo em termos de comércio de energia P2P e desenvolvimento de comunidades de energia.”

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS