Como verificar sua transação Ethereum

Por 16/04/2022
16/04/2022


Navegar no ecossistema Ethereum pode ser confuso se você não souber por onde começar. Para começar, conhecer os fundamentos das transações Ethereum (particularmente como rastreá-las) é uma ótima maneira de começar.

Então, se você já sabe como enviar e receber transações, por que não dar um passo adiante decifrando formas de confirmar o status de suas transações e acompanhar o valor que você paga em taxas?

Por que verificar suas transações Ethereum?

Não importa qual seja o seu interesse em criptomoeda , é mais do que provável que você acabe interagindo com o blockchain Ethereum em algum momento. Afinal, seu ecossistema contém algumas das plataformas, tokens e serviços mais utilizados no setor.

À luz disso, faz muito sentido ter uma compreensão básica de como acompanhar suas atividades baseadas em Ethereum.

Conheça seu status de confirmação

Em média, geralmente leva de 15 segundos a cinco minutos para processar transações ETH, dependendo do valor que você paga como taxa de transação e do congestionamento da rede no momento.

Com o blockchain Ethereum, que é baseado em prova de trabalho , sua transação é primeiro registrada no mempool do Ethereum antes de ser coletada por validadores e carregada no blockchain. Pense no mempool como uma sala de espera onde as transações pendentes são enfileiradas.

Sua transação é concluída quando um validador insere os dados em um bloco e, posteriormente, adiciona o bloco ao blockchain. Enquanto isso é um dado, é aconselhável esperar que seis blocos adicionais sejam minerados e adicionados no topo do bloco onde sua transação foi inserida. Quando isso acontece, sua transação é considerada finalizada e irreversível.

Lembre-se que o blockchain é uma cadeia de blocos contendo detalhes da transação. Em uma situação em que os validadores adicionam dois blocos à cadeia exatamente ao mesmo tempo, o blockchain será momentaneamente dividido em dois. No futuro, a cadeia à qual os validadores subsequentes adicionam seus blocos recém-criados acabará se tornando válida, enquanto o segundo bloco ficará órfão (ou seja, não aceito na cadeia principal). Simplificando, a cadeia mais longa é amplamente considerada a cadeia principal ou a cadeia mais válida.

Ao verificar o status de sua transação, você pode determinar se sua transação está pendente ou bem-sucedida. Você também pode confirmar o número de blocos que foram criados desde que sua transação foi adicionada ao blockchain.

Conheça o custo de transação no Ethereum

Os participantes do Ethereum devem pagar para usar a rede para transferir valor e criar ou implantar um contrato inteligente. No entanto, ao contrário da estrutura de taxas fixas a que estamos acostumados com os sistemas de pagamento convencionais, o valor pago para processar cada transação depende em grande parte do número de participantes que desejam executar transações em um determinado momento.

Se a demanda for alta, espere que a taxa de transação aumente de custo. O oposto ocorre quando a demanda é baixa.

Dito isso, verificar os detalhes da transação ajuda a acompanhar o custo de uso da rede Ethereum . Além disso, você pode determinar quando sua taxa de gás não é suficiente para acionar o processo de confirmação. Isso é fundamental, sabendo muito bem que os mineradores tendem a priorizar as transações que lhes trarão a maior recompensa.

Agora que você entende a importância de rastrear as transações ETH, é hora de destacar as etapas necessárias.

Como rastrear suas transações Ethereum

Dependendo da carteira criptográfica compatível com Ethereum que você está usando, você poderá acessar seu histórico de transações.

Se este for o caso, você provavelmente encontrará o status de suas transações, a hora em que foram executadas e outras informações básicas. No entanto, para uma análise aprofundada, é aconselhável utilizar um explorador de blockchain Ethereum – o mecanismo de busca para Ethereum.

Alguns dos principais exploradores de blockchain que você pode optar são:

  • Etherscan.
  • Etplorer.
  • EthVM.

Independentemente do explorador de blockchain que você escolher, você precisará do seu endereço público ou do identificador exclusivo da transação específica que deseja rastrear. Quando você tiver esses detalhes, poderá acessar o explorador de blockchain Ethereum de sua escolha para executar as seguintes etapas:

  • Digite o ID da transação ou o endereço público no campo de pesquisa do blockchain explorer e clique no botão "Pesquisar".
  • Se foi o seu endereço ETH que você digitou, você será levado a uma visão geral das atividades da sua carteira. A partir daqui, você pode navegar até a seção que abriga seu histórico de transações. Posteriormente, você pode clicar em IDs/Hashes de transação para acessar os detalhes de cada um.
  • Para aqueles que inseriram o ID da transação na barra de pesquisa, você será direcionado para a página de visão geral da transação em questão.

O que você pode verificar nos exploradores de blockchain Ethereum?

Há muito com o que você pode brincar nos exploradores de blockchain. Alguns dos conjuntos de dados disponíveis incluem:

  • Confirmações de bloco: o número de blocos extraídos desde que sua transação foi confirmada.
  • Status: Mostra se a transação foi bem-sucedida ou pendente.
  • Timestamp: A data e hora em que a transação foi adicionada ao blockchain.
  • Taxas de transação: O valor pago ao minerador ou validador como taxa.
  • Limite de gás: Esta é a quantidade máxima de energia ou gás que você está disposto a gastar para processar a transação.
  • Taxas básicas: aqui, você encontrará a taxa mais baixa necessária para interagir com o blockchain Ethereum.
  • Nonce: Este é um número que aumenta em 1 com cada transação executada em sua carteira. Assim, cada transação tem um único nonce.
  • Preço do ETH: O preço do ether no momento em que a transação foi processada.

O que acontece se uma transação de éter falhar?

Lembre-se de que um dos benefícios da verificação de transações é que ela permite identificar rapidamente quando as baixas taxas de gás atrasam ou truncam suas transações. Essas transações geralmente permanecem pendentes enquanto as taxas de gás permanecerem abaixo das taxas mínimas necessárias para interagir com o Ethereum.

Nesses cenários, você pode reenviar a transação reenviando-a e aumentando as taxas de gás que a acompanham.

Para fazer isso, reenvie a transação pendente e verifique se ela carrega o mesmo nonce. No entanto, desta vez, confirme se sua taxa de gás é alta o suficiente para ser incluída pelos validadores. Ao fazer isso, você duplicou a transação pendente e definiu a taxa de forma que os validadores naturalmente priorizariam a mais atual.

Como ambas as transações carregam o mesmo nonce, apenas uma (provavelmente a mais recente) será adicionada ao blockchain.

Fonte: coindesk

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS