Desmistificando Blockchain para seus clientes

Por 15/11/2021
15/11/2021

O mundo da criptomoeda está cheio de jargões. Você tem seus tokens não fungíveis (NFT), seu Ethereum, seu Solana, seu conheça seu cliente (KYC), seus altcoins, seus stablecoins - sem mencionar onde tudo começou: bitcoin.

Se todo esse jargão tivesse um lar, seria o metaverso , ou o mundo digital paralelo em que criptomoeda e NFTs são transacionáveis. E o metaverso não seria possível sem o blockchain , o sistema de bancos de dados descentralizados no qual todas as interações são codificadas e armazenadas perpetuamente.

No proverbial debate do ovo ou da galinha, criptomoeda e blockchain aconteceram simultaneamente, diz Robert Konsdorf, o CEO da Facings , uma empresa com sede em Michigan que cria ferramentas de publicação de blockchain amigáveis ​​ao usuário. Bitcoin foi o primeiro blockchain lançado publicamente e a primeira criptomoeda. Há cerca de 12 anos, seu inventor, o pseudônimo Satoshi Nakamoto , escreveu um famoso documento conhecido simplesmente como white paper Bitcoin, descrevendo o conceito para o mundo.

Hoje, há centenas de blockchains flutuando ao redor do metaverso, todos com vários graus de funcionalidade e relevância. “Você pode pegar o código de qualquer blockchain e fazer um novo a partir dele”, disse Konsdorf ao CoinDesk. “Portanto, há muitos patetas ou mortos que não têm investimentos ou operações reais.”

Mas por mais que o blockchain pareça - ou seja - a tecnologia veio para ficar. Portanto, se você ou seus clientes tiverem dúvidas, temos algumas respostas para ajudá-los.

Explicando o apelo do blockchain

Simplificando, um blockchain é um tipo específico de banco de dados digital que é distribuído entre computadores ou grupos de computadores chamados de nós. Os nós são hubs por meio dos quais todas as informações eletrônicas de uma respectiva rede são geradas, enviadas e recebidas. Blockchain é o livro - razão que coleta e armazena esses dados em grupos ou “blocos”. Daí seu nome.

A tecnologia Blockchain ainda está em seus primeiros dias. “Eu sempre digo às pessoas que os blockchains são muito lentos, muito caros e bancos de dados públicos”, diz Konsdorf.

Mas os bancos de dados são imutáveis, diz Ashok Ranadive, diretor de serviços profissionais da empresa de blockchain corporativo, CasperLabs - o que é uma virada de jogo.

“A história é registrada de maneira limpa”, Ranadive diz ao CoinDesk, ao contrário do incontável número de registros bagunçados usados ​​para manter a maioria de nossas instituições atualmente. Isso sugere o potencial de transparência financeira sem precedentes. Depois de fazer uma transação no blockchain, ela não pode mais ser excluída, apenas modificada. O livro-razão é composto de uma série contínua de registros aditivos que não apagam nada e preservam tudo.

Por último, os blockchains são descentralizados. Eles não são regulamentados por um governo, um bureau, uma corporação, um banco ou qualquer órgão de terceiros de qualquer tipo. Por meio do que é conhecido como “contratos inteligentes”, cada transação no blockchain contém instruções na forma de código.

“A forma como o dinheiro é controlado é na verdade apenas o que está escrito no software”, explica Phillip Gara, diretor de estratégia da Render Network , uma empresa que usa blockchain para processar gráficos de alta qualidade. Pode-se dizer que uma forma de autorregulação ocorre dentro das instruções do código e que, teoricamente, isso elimina a necessidade de cumprimento obrigatório por qualquer tipo de órgão governante.

O potencial ilimitado do blockchain

Uma vez que o blockchain se torne universalmente adotado, a pessoa média provavelmente não precisará saber exatamente como ele funciona, mas sim como realmente usá-lo. Considere a internet. Quantos de nós sabemos o que são endereços IP, o que os roteadores estão fazendo nos bastidores e como funciona um protocolo de controle de transporte? Só precisamos saber como fazer o login, inserir nossa senha e acessar os sites que desejamos visitar.

De acordo com Konsdorf, o blockchain provavelmente se tornará um lugar onde “a humanidade pode colocar registros públicos que significam mais para a sociedade”. Por exemplo, contratos inteligentes podem ser escritos para documentar trocas monetárias, registros de votação, ações e provas de autenticidade.

“Todas essas são construções que podem se beneficiar de um alto grau de integridade de dados públicos”, diz Konsdorf.

O potencial do blockchain como uma infraestrutura é aparentemente ilimitado, com os acontecimentos recentes em Wall Street indicando uma confiança crescente dos investidores na criptografia e na tecnologia.

Para fazer seus clientes começarem com o blockchain, converse com eles sobre como abrir sua primeira carteira de criptografia . A maneira mais amigável para iniciantes de começar a aprender sobre criptografia e blockchain é com uma troca centralizada como o Coinbase, que monitora as transações e usa o protocolo KYC padrão para validar as identidades dos usuários.

Como acontece com a maioria das informações confidenciais, incentive seus clientes a usarem uma boa higiene de dados, como armazenar suas chaves de carteiras públicas e privadas em um local seguro (não em um lugar que possa ser facilmente hackeado como Evernote ou Google Docs).

E se seus clientes não estiverem interessados ​​em criptomoedas, haverá oportunidades para investir em títulos mais passivos relacionados a blockchain no futuro. As empresas que estão criando este software estão crescendo rapidamente e, eventualmente, empresas de tecnologia de blockchain e VC abrirão o capital e comercializarão em todas as principais bolsas.

Enquanto o entusiasmo em torno da criptografia e NFTs pode facilmente criar FOMO [medo de perder], é bom lembrar aos clientes que estamos apenas no começo, e ficar a par das últimas notícias do blockchain é um bom trampolim para quem ainda não tem certeza de como eles querem entrar em ação.

Fonte: coindesk