ETN vs ETF: Qual é o sonho do investidor de Bitcoin?

Por 20/08/2018
20/08/2018


Houve um grande impulso para os investidores serem capazes de comprar Bitcoin sem realmente ter que comprar a moeda digital. Produtos - como futuros - entraram no mercado e, com sua chegada no início de dezembro do ano passado, o Bitcoin subiu para US $20.000.

No entanto, o maior prêmio oferecido aos investidores - principalmente aos institucionais, que ainda são céticos quanto à terem Bitcoin - é um fundo negociado em bolsa (ETF). Houveram tentativas, através da SEC, para um ETF Bitcoin há algum tempo, começando com a primeira tentativa dos gêmeos Winklevoss em março de 2017.

Enquanto isso, um produto, chamado Bitcoin Tracker One, que está sendo negociado na bolsa Nasdaq de Estocolmo desde 2015, oferecia o que é conhecido como ETN (Exchange Traded Note) e, nesta semana, foi subitamente cotado em dólares.

O ETN é considerado uma alternativa 'suave' para o ETF Bitcoin que muitos estão perseguindo, mas mesmo com esse movimento para torná-lo acessível a um público nos Estados Unidos, separado das regulamentações do país e da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), não houve muito movimento no mercado.

Parece que, mesmo com a opção de comprar um ETN, os investidores norte-americanos - e o dinheiro de Wall Street que eles podem trazer para o Bitcoin - não estão mordendo. Não havia excitação no mercado - um mercado notório por receber notícias como um catalisador de movimentos para cima ou para baixo. Isso poderia ter a ver com o fato de que este ETN não é um ETF, mas também poderia ser o sentimento pesado de baixa.

Por que um ETN ou um ETF?

 

Esses produtos, que permitem investir em Bitcoin com relativa segurança, já que os investidores não são donos da commodity real, têm sido muito elogiados por muitos, mas também têm seus detratores.

Um ETF é um título comercializável que rastreia um índice de fundos, uma commodity ou uma cesta de ativos - e, nesse caso, o ativo é o Bitcoin. Então, o que aconteceria, se a SEC permitisse um ETF do Bitcoin, é que o fundo compraria uma quantia subjacente de Bitcoin real e distribuiria esses fundos em ações, que então seriam distribuídas aos acionistas.

Assim, eles tornam muito mais confortável e familiar para o investidor institucional que tem usado ETFs para outros ativos e commodities, e pode ser por isso que muitos pensam que pode ser um grande ponto de entrada para muito dinheiro no mercado do Bitcoin.

Um ETN, por outro lado - visto como um “leve” ETF - é um instrumento de dívida que é respaldado por seus emissores, como um banco, em vez de um conjunto de ativos. Muitas vezes, eles se concentram em estratégias esotéricas que não se encaixam facilmente em um fundo.

O debate interessante sobre se esses tipos de produtos são necessários no mercado de criptomoedas é muitas vezes exagerado pela natureza ampla e abrangente do mercado. Há traders, engenheiros de blockchain e crypto-anarquistas que estão operando em torno do Bitcoin e outras criptomoedas e todos têm suas próprias crenças.

Andreas Antonopoulos é bastante contra a ideia de um ETF Bitcoin, afirmando:

“Eu vou estourar sua bolha [...] Eu sei que muita gente quer ver um ETF acontecer, por causa de 'ir à lua' e Lambos e tudo isso. [...] ainda acho que vai acontecer, só acho uma ideia terrível. Eu sou contra os ETFs. Eu acho que um ETF Bitcoin vai ser prejudicial para o ecossistema.”

A crítica de Andreas não é que um ETF faria com que os preços caíssem ou os investimentos parassem. Na verdade, ele afirma:

“Todo mundo está tão empolgado com os ETFs, porque o que vimos em outros mercados é que quando um ETF se torna disponível - como vimos no ouro - o preço realmente aumenta drasticamente, e de repente essa commodity fica disponível para muito mais investidores. E esses investidores acumulam.”

Enquanto muitos veem os ETFs como o pontapé inicial que o mercado de criptomoedas precisa agora, de um ponto de vista de preço, Andreas argumenta que os perigos reais da introdução de ETFs estão em outro lugar:

“Mas o outro lado disso é que sempre há essas alegações de que esses mercados de commodities são fortemente manipulados. E a abertura desses ETFs apenas aumenta a capacidade dos investidores institucionais de manipular os preços das commodities - não apenas nos mercados em que são negociados como ETF, mas também mais amplamente.”

Por que o ETN não influenciou o mercado

 

Levando em consideração as afirmações de que os ETFs poderiam disparar o preço de uma commodity à medida que os investidores institucionais entram no mercado, pode parecer estranho que o anúncio dessa opção - ou seja, um ETN que pode ser negociado com dólares - tenha trazido muito pouco movimento ao mercado.

Pode-se supor que uma opção menor, "mais segura", para um ETF seria comprada e popularizada no mercado institucional, mas talvez esses investidores estejam resistindo - ou ainda estejam muito pessimistas.

Jeff Kilburg, fundador e CEO da KKM Financial, explica que o Bitcoin e sua volatilidade de altos e baixos continuarão até que uma decisão seja tomada sobre os ETFs e que o ETN não terá muito a dizer sobre isso.

“Eu acho que haverá uma volatilidade contínua, mas é realmente dependente desse fundo negociado em bolsa. [...] Esses compradores de longo prazo, otimistas, têm que entender que as pessoas terão acesso global a um produto negociado em bolsa e, se isso acontecer - e nós temos alguma determinação absoluta de que está vindo no curto prazo [...] neste outono - então eu acho que a recuperação continua.”

Jeff está claramente otimista em relação ao poder que um ETF teria no mercado, e Bart Smith também, chefe da divisão de ativos digitais da gigante do mercado de investimentos global Susquehanna International Group, que afirma que o ETN ganhou alguma tração, mas não está nem de longe tão explosivo quanto a possibilidade de um ETF.

“O que estamos vendo agora é que estamos de volta ao ponto em que estávamos. Um mês atrás, estávamos falando sobre sair, mas esta é uma recuperação dos ursos no mercado. Até chegarmos a novas máximas, as pessoas não estão comprando.”

Bart Smith segue no raciocínio de Jeff Kilburn que este ETN não é tão grande quanto um potencial ETF seria:

“Isso não é tão grande quanto seria se fosse regulamentado pela SEC. Um ETF nos EUA - que fosse registrado pela SEC - teria um efeito muito maior. Mas, se há algo que está gerando dinheiro novo no preço do Bitcoin, então daria para imaginar que isso aumentaria.”

O Santo Graal do ETF

 

Com um ETN agora disponível para os investidores dos EUA - assim como a negociação de futuros possível através de uma série de casas de negociação institucionais - o Bitcoin ainda não está atingindo novos patamares. Há muita propaganda e entusiasmo sobre um possível ETF, já que a SEC continua a ponderar sobre vários pedidos para vários ETFs de Bitcoin.

Enquanto ninguém pode prever o futuro do preço do Bitcoin e como ele reagirá às notícias de um ETF, o sentimento da maioria é forte de que fará uma grande diferença. O sentimento é que há uma montanha de dinheiro esperando para entrar no mercado Bitcoin que está sendo retido por métodos não tradicionais de investimento. Se essa barreira for quebrada, é possível que o Bitcoin ultrapasse US $20.000 novamente?

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.

Fonte: cointelegraph


COMENTÁRIOS