Mercado de ações vs. Mercado de criptomoedas: Revisão de performance semanal

Por 28/02/2018
28/02/2018


Tanto as ações quanto os mercados de criptomoedas seguiram em um rali juntos na semana passada, já que se recuperaram das perdas anteriores. Os investidores continuarão a procurar sinais de inflação e a tendência de aumento das taxas. O rendimento de 10 anos do Tesouro dos EUA tem liderado as taxas globais mais altas, atingindo uma alta de quatro anos na semana passada de 2,93. Entretanto, no momento, parece que as preocupações iniciais se dissiparam. O dólar está em queda em comparação com a maioria dos ativos, o que parece estar ajudando as ações. Todos os principais mercados de ações foram positivos, com o BSE Sensex da Índia tendo o desempenho mais fraco, apenas 0,015%.

Grande parte da Ásia permaneceu fechada na última sexta-feira devido ao Ano Novo Chinês, ainda assim o Hang Seng conseguiu completar sua semana de negociação de quatro dias com um avanço de 5,4% e finalizou em 31.115,40, enquanto o Shanghai Composite subiu 2,2% para fechou em 3.199,16 . No Japão, o presidente do Banco do Japão (BOJ), Kuroda, anunciou que ficaria por mais um mandato, o que era visto como um suporte à continuação de políticas monetárias mais liberais. Isso foi visto positivamente pelo mercado, com o Nikkei 225 avançando 1,6% na semana, finalizando em 21.720,25.

O S&P 500 avançou em cada um dos últimos seis dias (devido a uma parada ou pullback). Isso, por si só, deveria dar uma pausa ao investidor, já que as probabilidades agora favorecem um retrocesso ou pelo menos um descanso no curto prazo. Entrando na nova semana, os mercados financeiros dos EUA estarão fechados na segunda-feira para um feriado do governo e dos bancos. Isso pode afetar a liquidez nos mercados globais ao longo da semana.

Índice DAX alemão

O DAX encontrou um suporte em torno de 13.000 há duas semanas, quando completou uma retração Fibonacci de 88,6% do aumento anterior e foi 11,7% abaixo do recorde histórico de 13.596,90 de um mês atrás. Esse fraco suporte deixou que chegasse perto de um antigo suporte de agosto do ano passado em 11.868,80, com o Índice de Força Relativa (RSI) de 14 dias em claro território de sobrevenda. O RSI foi o mais sobrevendido desde agosto de 2015. Isso significa que a estrutura de tendência de alta foi mantida, pelo menos até agora. Portanto, uma recuperação decente pode se seguir em breve. Isso também significa que a baixa de agosto é um suporte crítico e uma ruptura abaixo disso coloca a grande tendência de alta em risco de uma fase corretiva mais profunda.

Índice S&P 500 (SPX)

O índice S&P 500 atingiu uma alta de 2.872,98 quatro semanas atrás. Aquele pico foi seguido por uma queda em cascata para suporte em 2.532,01 atingido há duas semanas. O suporte estava exatamente na média móvel de 200 dias (linha roxa) e no nível de retração Fibonacci de 61,8%. Não é surpreendente que o preço tenha sido rejeitado com convicção a partir da média móvel de 200 dias, uma vez que esta é uma média móvel significante, e a primeira vez que se aproxima dela há algum tempo, ela frequentemente reverte ou pelo menos segura a queda. Novembro de 2016 foi a última vez que a média móvel de 200 dias foi abordada como suporte. Posteriormente, o índice subiu até 8,7% assim como a alta da semana passada 2.754,22.

O SPX cresceu por seis dias seguidos e agora está no limiar a um retrocesso. O RSI atingiu a sobrevenda no mínimo desde então subiu, o que é um movimento otimista. Veja o caráter da retração de 2.754,22 da semana passada, juntamente com a volatilidade que acompanha para os sinais do que vem por aí. O suporte chave de duas semanas atrás é conhecido. Uma queda abaixo disso seria pessimista. Caso contrário, a chance de uma continuação da tendência de alta de longo prazo permanece.

Criptomoedas: Performance sólida ao longo dos gráficos

A grande capitalização das criptomoedas continuou a avançar de seus mínimos de duas semanas atrás. Algo positivo para o setor como um todo foi o lançamento da Coinbase Commerce na semana passada, o que facilitará o pagamento de comerciantes em criptomoeda, incluindo Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum e Litecoin.

O Litecoin liderou a alta das criptomoedas subindo 39,1%, de US $64,14 para terminar em US $228,24. Alguns desdobramentos parecem estar conduzindo o avanço, incluindo o planejado hard fork da Litecoin Cash e o anúncio que o LitePay, um aplicativo de processamento de pagamento de comerciantes para criptomoeda será lançado em 26 de fevereiro.

A XRP, a criptomoeda da Ripple teve o segundo melhor desempenho na semana passada, crescendo 21,5%, de US $0,20 para terminar em US $1,12. Houve relatórios positivos do Oriente Médio e de outros lugares com a Western Union confirmando que estão testando a tecnologia Ripple junto com a Autoridade Monetária da Arábia Saudita.

Em seguida, Bitcoin Cash e Bitcoin subiram 17,9% e 17,3%, respectivamente. O Bitcoin Cash avançou de US $232,90 no final da semana para US $1.532,90, enquanto o Bitcoin terminou em US $10.196, um aumento de $1.502,02.

Os mais fracos foram a Ethereum, com apenas 6,8% partindo de US $59,37 para fechar em US $937,38, e a IOTA, subindo 8,5% partindo de US $0,16 para terminar em US $2,10.

Ripple: Rompimento otimista de queda

A Ripple partiu de um padrão otimista há sete dias. O rompimento inicial levou a cripto até US $1,23 até uma resistência. Nesse ponto, aumentou mais de 118% do limite de US $0,562 alcançado há duas semanas. Essa baixa quase completou uma retração Fibonacci de 88,6% do rali anterior, e colocou a paridade XRP/USD 82,6% abaixo do recorde de US $3,31 atingido no início de janeiro. Após o pico inicial alto para US $ 1,23, a Ripple encolheu para testar o suporte da linha de baixa, antes de voltar a subir. O retrocesso pode ser melhor visto nos gráficos de intraday em vez do diário. Esta é uma progressão otimista de preço clássica, onde ocorre uma quebra, seguido de um avanço e, em seguida, um retrocesso para testar a resistência anterior como suporte antes do avanço continuar.

Todos os itens acima fornecem uma boa base para concluir que a baixa provavelmente foi alcançada pela Ripple e que o viés dominante adiante nas próximas semanas ou meses é para o lado positivo. Dado que, a fraqueza é melhor observada para oportunidades de entrar a preços mais baixos, quer para fins de investimento ou de negociação.

IOTA: Outro rompimento otimista de queda, mas um pouco menos distinto

Há também um rompimento de queda que ocorreu na IOTA, já há cinco dias. Este não é tão claro e distinto como o da Ripple, uma vez que está contida numa tendência declinante maior, mas está lá. A paridade IOTA/USD encontrou um fundo em US $ 1,20 há duas semanas e cresceu mais de 84% a partir da alta de US $2,119 no sábado. Ainda há uma próxima resistência para enfrentar em torno de sua linha de queda, que cai do recorde histórico de dezembro de US $5,80. Na baixa, duas semanas atrás, a moeda caiu 79% do seu topo.

Dado o grau do retrocesso recente, juntamente com a reação forte de baixa, parece que uma baixa foi determinada para o IOTA. Além disso, o RSI de 14 dias está aumentando depois de tocar a borda da sobrevenda.


COMENTÁRIOS