O "primeiro" sistema de garantia para investimentos em oferta inicial de moeda (ICO) está pronto para ser iniciado na Rússia em 2018, segundo relatou a mídia local Izvestia em 19 de Fevereiro.
O sistema chamado ICO-hub está sendo desenvolvido pelo banco Globex, que é um subsidiário do banco estatal Vnesheconombank (VEB), juntamente com a Associação Russa de Criptomoedas e Blockchain (RACIB) e a plataforma CrowdHub.
De acordo com Alexander Mineev, chefe de comércio eletrônico e desenvolvimento de serviços bancários remotos da Globex, o projeto ICO-hub deverá ser lançado para testes em Março de 2018.
Para aqueles que procuram arrecadar fundos através de ICO, o sistema ICO-hub permitirá aceitar criptomoedas e fiat (moeda fiduciária) ? uma conta de depósito é aberta com a Globex para aceitar moeda fiduciária e uma carteira na CrowdHub aberta para aceitar criptomoedas.
O sistema de garantia se aplica quando um instrumento ou ativo financeiro é detido por um terceiro em nome das duas outras partes que estão no processo de conclusão de uma transação.
Mikhail Lapin do serviço de consultoria Bell Integrator disse a Izvestia que o uso de contas de custódia para projetos de ICO proporcionaria garantias de ambas as partes, além de minimizar os riscos de quebra de contrato ou fraude. O chefe da empresa tributária russa TSK explicou a ideia em um comentário à Ivestia, ressaltando a falta de um mecanismo de proteção legal dos direitos dos investidores, dada a ausência atual de legislação em torno da criptomoeda na Rússia.
No início deste mês, o ministério das comunicações da Rússia publicou os requisitos para aqueles que operam ICOs, exigindo que eles tenham pelo menos $1,7 milhão em capital nominal e uma licença emitida pelo ministério para iniciar uma ICO.
Fonte: cointelegraph