A Comissão Europeia lançaráuma proposta legislativa para um euro digital

Por 10/11/2022
10/11/2022

As autoridades da área do euro já fizeram bons progressos na exploração da lógica e dos potenciais benefícios e riscos de uma moeda digital do banco central, observou o chefe do Banco Central Europeu (BCE) durante uma conferência dedicada à versão digital do a moeda comum.

Em uma mensagem de vídeo, Christine Lagarde disse que o foco de seus esforços agora está mudando para o design concreto do euro digital e sua incorporação em uma estrutura legal. Esta é uma área em que os legisladores da UE desempenharão um papel importante, salientou o alto executivo e revelou:

Estou, portanto, muito ansioso pela proposta legislativa para a criação de um euro digital que a Comissão Europeia irá propor em breve.

O órgão executivo de Bruxelas é um dos principais participantes do complexo processo legislativo da União Europeia, juntamente com o Parlamento Europeu e o Conselho da UE, e é responsável por sugerir novas leis.

Nas suas declarações, publicadas pelo BCE, Lagarde salientou que os colegisladores devem agora definir o equilíbrio entre objetivos públicos concorrentes. Ela destacou dois aspectos em particular — a privacidade e o curso legal do euro digital.

Nova Legislação para Determinar os Recursos de Privacidade e o Status Legal da Licitação para o Digital Euro

Lembrando que 43% dos entrevistados na consulta pública sobre o euro digital classificaram a privacidade como a característica mais importante da próxima CBDC, o presidente da autoridade monetária da zona do euro reconheceu que, para que a moeda seja atraente, ela precisa atender às expectativas das pessoas nesse aspecto.

“Devemos pelo menos fornecer um nível de privacidade igual ao das atuais soluções de pagamento eletrônico”, enfatizou Christine Lagarde, excluindo o anonimato total, como o oferecido em dinheiro, citando as regras contra a lavagem de dinheiro e a necessidade de limitar o uso do digital euros para investimento. No entanto, ela não descartou maior privacidade para pagamentos de baixo valor, baixo risco e offline.

Aprofundando o outro aspecto que destacou, Lagarde insistiu que é uma característica constitucional do dinheiro vivo, como moeda do banco central, ter curso legal e deixou claro que o mesmo princípio deve ser aplicado à versão digital do euro, permitindo que os cidadãos use-o para pagar em qualquer lugar. Isso deve incluir pagamentos digitais em lojas físicas, comércio eletrônico e pagamentos ponto a ponto, detalhou o chefe do BCE.

Em seu discurso, Christine Lagarde também enfatizou a importância da próxima legislação de Markets in Crypto Assets ( MiCA ) e listou o surgimento de criptomoedas como bitcoin e ether entre os principais desenvolvimentos que levam a uma transformação potencialmente disruptiva do modelo tradicional de pagamentos.

Fonte: news.bitcoin