A estabilidade das Stablecoins: Tudo o que precisa de saber

Por 03/05/2023
03/05/2023

As moedas digitais são popularmente conhecidas por serem de natureza extremamente volátil, o que pode significar que a participação popular é significativamente reduzida, e a sua potencial utilização enquanto plataforma de troca de serviços e bens é limitada. As stablecoins, por outro lado, são moedas digitais com uma volatilidade relativamente baixa em comparação com as restantes, e a redução da taxa de volatilidade de uma moeda é atingível de várias formas, o que também inclui o suporte de uma moeda com um ativo estável.As stablecoins, em geral, são úteis para investidores que pretendam manter os seus bens digitais no espaço do cripto, uma vez que a mudança de criptomoedas para moeda fiduciária pode ser demorada e dispendiosa. Em última análise, investir em stablecoins proporciona aos investidores o melhor de dois mundos, ou seja, um ativo estável existente dentro do espaço do cripto, com uma vantagem em termos de velocidade de transação. Neste artigo, vamos explorar o que precisa de saber sobre as stablecoins e se deve investir nelas.

A moeda digital mais estável

As stablecoins têm semelhanças e diferenças com as moedas digitais normais, uma vez que se destinam a limitar a volatilidade que os investidores normalmente experienciam no espaço do cripto. Tipicamente, as stablecoins estão ligadas a outro ativo digital com, naturalmente, um valor estável. No entanto, as stablecoins também podem ser suportadas por um algoritmo.

Os consumidores em geral que procuram vender ou comprar serviços e bens que não sejam moedas podem eventualmente sentir uma alteração significativa no seu preço, durante ou após a transação. Em 2017, as stablecoins chamaram lentamente a atenção de muitas pessoas, especialmente dos investidores, uma vez que a Bitcoin aumentou o seu valor de mercado para perto de 20 000 dólares, tendo caído 50% logo de seguida. Com isso em mente, os investidores procuraram uma moeda digital menos volátil, para as suas reservas de valor em cripto.Para além da volatilidade e incerteza do mercado de criptogramas, outra questão importante para os comerciantes de criptogramas é o número crescente de esquemas de criptogramas. Esta é a razão pela qual os peritos recomendam vivamente que se faça a devida diligência ou se confie em plataformas e websites bem conhecidas como https://bitcoin360-ai.io/br/, a fim de minimizar quaisquer riscos. A forma mais fácil de saber se uma plataforma é legítima é através das isenções de responsabilidade que tem no seu website.

Uma seleção de stablecoins

Ao escolher as melhores stablecoins para investir, há muitos fatores a considerar, bem como muitas variações diferentes de stablecoins entre as quais escolher. Todas são inicialmente diferenciadas pelo ativo que sustenta a moeda. Como com qualquer outro investimento, continua a ter de fazer a sua investigação para tomar uma decisão informada sobre o assunto, de modo a minimizar a possibilidade de uma grande perda. Portanto, aqui estão os principais tipos de stablecoins:

1. Stablecoins suportadas por moedas fiduciárias

As stablecoins suportadas por moedas fiduciárias têm as moedas reais como garantia. Além disso, existem outras formas de ativos fiduciários, que incluem metais preciosos como a prata ou a platina, bem como outros tipos de mercadorias, como o petróleo ou o milho. Em última análise, a maioria das stablecoins suportadas por ativos fiduciários são também apoiadas por reservas de dólares, e administradas através de um depositário independente, para assegurar o seu cumprimento.

2. Stablecoins suportadas por mercadorias

As moedas estáveis suportadas por uma mercadoria em particular são estabilizadas por ativos tangíveis, como bens imóveis ou ouro. Além disso, ainda que muitas moedas estáveis utilizem conjuntos diversificados de metais preciosos, o ativo mais comummente utilizado para apoiar uma stablecoin é o ouro.

3. Stablecoins de senhoriagem

As stablecoins de senhoriagem são suportadas e governadas por um processo ou algoritmo particular, em vez de serem suportadas por outra moeda ou ativo. A ideia desta stablecoin em particular vem do whitepaper do criptógrafo Robert Sams, no qual apresenta o conceito de fedcoin ou Federal Reserve Coin, que pode funcionar como tal. Além disso, as plataformas descentralizadas que utilizam contratos inteligentes podem também servir como um suporte autónomo para as stablecoins.

4. Stablecoins suportadas por cripto

As stablecoins suportadas por outra moeda digital são moedas que manterão uma posição demasiado colateralizada, utilizada para contrariar a maior volatilidade da utilização de ativos de cripto para suportar stablecoins. Por outras palavras, as stablecoins suportadas com criptomoedas circulam no mercado com uma oferta relativamente menor em comparação com as stablecoins suportadas com moeda fiduciária.

Devo investir em stablecoins?

Apesar de as stablecoins poderem ser muito mais seguras em comparação com outras formas de moedas digitais, são ainda relativamente novas no que diz respeito à sua tecnologia. Portanto, se planeia investir nelas, tenha em conta que é um empreendimento relativamente arriscado, porque são feitas para se manterem estáveis. No entanto, a maioria dos investidores em cripto definitivamente concordariam que adicionar uma ou duas stablecoins à sua carteira pode colher benefícios, já que é bom diversificar a sua carteira e proteger-se de perdas maciças.

Fonte: criptofacil