Atletas de alto nível estão gastando enormes quantias em NFTs: eis o porquê

Por 01/03/2022
01/03/2022


Sabe-se que os atletas investem em uma variedade de ativos e negócios, mas agora também estão entrando em criptomoeda e blockchain.

Tokens não fungíveis (NFTs) são uma forma relativamente nova de tokens que permite a troca, comércio e propriedade de ativos digitais exclusivos. De acordo com dados de mercado, o comércio mundial de NFTs valeu cerca de US$ 40 bilhões em 2021, e agora alguns atletas profissionais se juntaram ao movimento.

Luka Modric, jogador de futebol do Real Madrid da Croácia, lançou uma linha de NFTs, enquanto Neymar, jogador de futebol profissional brasileiro com o Paris Saint-Germain na liga francesa, recentemente pagou mais de US$ 1 milhão por dois NFTs. Vários atletas profissionais, incluindo Alexander Ovechkin e Michael Bisping, são conhecidos por se interessarem pelo mundo dos NFTs.

Comprar NFTs parece ser um investimento simples e lucrativo para os ricos, principalmente se forem bem conhecidos. No entanto, Philip Gunwhy, sócio e estrategista de marca da Blockassets, um ecossistema de NFT focado em atletas, afirma que há muito mais do que simplesmente investir e sacar. Durante uma sessão de perguntas e respostas, Gunwhy discutiu por que os atletas foram atraídos pelos NFTs.

Philip Gunwhy: O mundo em constante evolução dos NFTs e a tecnologia por trás deles significa que os atletas podem utilizá-los de forma a interagir com os fãs. Embora seja uma tecnologia relativamente nova, há exemplos claros de como os fãs podem se beneficiar da realização de NFTs oficiais de atletas, como conhecer e cumprimentar e até mesmo interação totalmente interativa do metaverso com câmeras 360.

CT: O que há além disso? O que aconteceria se todos emitissem suas próprias NFTs?

PG: Como os NFTs estão sendo utilizados muda todos os dias. Em última análise, é um contrato inteligente, transações transparentes que serão armazenadas permanentemente no blockchain.

Se todos receberem seus próprios NFTs fora do mundo das celebridades, ainda poderá haver casos de uso para isso, mesmo com a falta de demanda geral do público. Por exemplo, eu poderia emitir meu CV como um NFT, histórico de emprego e referências poderiam ser verificados.

Em última análise, os usos dos NFTs são limitados apenas pelos limites da imaginação.

CT: Que benefícios você acha que os atletas podem obter ao se envolverem no mundo NFT?

PG: Além de todos os níveis tradicionais de exposição que qualquer método de marketing tradicional traria, é uma maneira de eles se envolverem com seus fãs de uma maneira nunca antes vista. Com uma coleção e/ou token NFT de atleta, os superfãs passam a fazer parte de uma super comunidade.

Eu acredito muito no futuro dos tokens de fãs/sociais e na criação de um ecossistema em que os fãs podem se beneficiar adquirindo seus tokens; é um caminho e uma jornada que os torcedores podem se beneficiar ao mesmo tempo que o atleta, criando um ambiente ganha-ganha tanto para o atleta quanto para o torcedor.

CT: Como você acha que o influxo de atletas no mundo NFT mudará a indústria?

PG : O influxo de atletas no mundo NFT trará adoção em massa e educação para NFTs. Mas, neste momento, estamos apenas tocando a ponta do iceberg quanto à consciência geral das pessoas sobre o poder que os NFTs podem trazer para a sociedade. Ao longo da história, aqueles com influência serão aqueles que conscientizarão as massas.

CT: Você vê algum risco potencial associado ao envolvimento de atletas no mundo NFT?

PG: Como acontece com qualquer coisa nova que segue o caminho do hype, sempre haverá a minoria sem escrúpulos que tentará tirar proveito da situação. A criação de NFTs de imitação e ou golpes do tipo phishing aparecerá. Por isso, as pessoas precisam estar atentas. Trabalhe apenas com empresas que você pode ter certeza de que são oficiais e certifique-se de que a devida diligência foi coberta antes de fazer qualquer investimento.

CT: Quais processos atuais na indústria do esporte podem ser substituídos por NFTs ou blockchain no futuro?

PG: Vejo uma alta probabilidade de que a emissão de bilhetes tradicional seja totalmente substituída pela emissão de bilhetes NFT. Um ingresso de temporada, por exemplo, pode ser transferido com total transparência pela blockchain. Há muitos outros benefícios em substituir a tecnologia antiga pela nova, e os ingressos nunca serão perdidos; o bilhete pode e será usado em cenários digitais e do mundo real. Por exemplo, um programa de dia de jogo pode ser lançado na carteira dos titulares junto com clipes e destaques do jogo.

CT: Que conselho você daria a um atleta que deseja entrar no mundo do NFT?

PG: Para um atleta que deseja entrar no mundo NFT, eu os encorajo a descobrir seus motivos. Aqueles que simplesmente desejam obter um fluxo de receita extra podem fornecer isso, mas os fãs não estarão necessariamente envolvidos com isso. Se o atleta deseja se envolver com sua base de fãs e criar uma verdadeira sinergia, encontre a empresa certa para fazer parceria que provou oferecer isso.

CT: Você acha que há mais do que apenas investir e sacar?

PG: Embora sempre haja muitas pessoas olhando para os NFTs de atletas como um investimento, não é necessariamente a visão que eu tenho. Em vez disso, vejo a coleta de NFTs e a aquisição de tokens sociais como uma maneira divertida de interagir com o atleta. Se você é fã e deseja se beneficiar desse relacionamento, o futuro está nos contratos inteligentes digitais.

CT: Como você vê o envolvimento dos atletas no mundo NFT afetando suas carreiras a longo prazo?

PG: Atletas que se envolvem no mundo NFT podem beneficiar suas carreiras agregando valor ao seu IP. Com tokens sociais, seu valor de mercado pode determinar diretamente seu valor como atleta. Embora, nas últimas duas décadas, os acordos de patrocínio tenham sido um grande fator na tomada de decisões quando se trata de negociar acordos de patrocínio, o futuro da Web3 e os tokens sociais capacitando novas formas de mídia social, um valor de mercado do atleta rapidamente alcançará e potencialmente ultrapassagem como forma de determinar a popularidade de um atleta e, portanto, a comercialização.

 

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS