Banco Central da Argentina emite novas regras de conformidade para carteiras digitais

Por 15/09/2022
15/09/2022

A ascensão do dinheiro digital e cripto na Argentina está fazendo com que os reguladores prestem atenção . O Banco Central da Argentina emitiu recentemente um conjunto de regras para aumentar o nível de proteção que os usuários de carteiras digitais populares no país recebem. Os clientes da Uala e outros provedores de carteira digital agora terão que ser tratados como usuários financeiros, tendo proteções próximas às oferecidas aos usuários de bancos.

Isso significa que essas entidades terão que nomear representantes de suporte ao cliente e resolver problemas comuns em menos de dez dias. Além disso, as empresas de carteira digital terão que adaptar seus termos de serviço e condições para cumprir os requisitos do banco central em relação aos contratos financeiros.

Da mesma forma, as empresas terão que fornecer uma maneira fácil para os usuários revogarem serviços já aceitos por esses produtos, e também fechar suas contas com essas empresas de maneira fácil, um problema comum citado pelos usuários.

Conformidade e Sanções

Embora grandes players do setor, como Mercado Pago e outras grandes carteiras, já cumpram essas medidas, isso provavelmente aumentará os custos de conformidade para pequenos provedores de carteira, que agora terão que entregar relatórios de conformidade assinados por profissionais da faculdade de Ciências Econômicas.

De acordo com Tavarone, Rovelli, Salim & Miani, um escritório de advocacia nacional, a aplicação dessas regras irá variar dependendo de vários fatores. Declarou : _

[Os planos] serão elaborados de acordo com o modelo estabelecido oportunamente e devem verificar o cumprimento das normas emitidas pelo Banco Central da Argentina aplicáveis ​​de acordo com o tipo de prestador de serviços de pagamento em questão.

Outra nova exigência tem a ver com acessibilidade, e como essas empresas precisam mudar a estrutura de seus serviços para atender usuários com deficiência visual ou auditiva. Isso pode incluir um redesenho de aplicativos que pode significar custos elevados de conformidade.

As empresas de carteira digital terão um prazo de 180 dias para fazer os ajustes necessários para cumprir as novas exigências, e o Banco Central da Argentina terá a opção de estabelecer sanções em casos de descumprimento.

Fonte: news.bitcoin