Banco Central da Nigéria visa aumentar dez vezes o número de usuários de CBDC

Por 23/08/2022
23/08/2022

Cerca de dez meses após seu lançamento, o aplicativo para a moeda digital do banco central nigeriano (CBDC) – o e-naira – já foi baixado 840.000 vezes, segundo um relatório . Essa revelação sugere que menos de um milhão de nigerianos adotaram a moeda digital que o CBN apresenta como uma alternativa melhor às criptomoedas voláteis.

A revelação do número de vezes que o aplicativo e-naira foi baixado segue relatos de crescente interesse nigeriano em criptomoedas. Por exemplo, no início deste mês, o Bitcoin.com News informou que uma pesquisa descobriu que a Nigéria é o país mais obcecado por criptomoedas. Antes disso, uma pesquisa da Kucoin descobriu que até 33,4 milhões de adultos nigerianos são detentores de criptomoedas.

Embora o CBDC ainda seja menos popular que as criptomoedas, o Banco Central da Nigéria (CBN) disse que espera um aumento de dez vezes no número de downloads de e-naira nos próximos 12 meses. De acordo com o governador da CBN, Godwin Emefiele, o objetivo final do banco central é garantir que a CBDC esteja disponível para todos os nigerianos. Comentando sobre esse objetivo, Emefiele, que falou em um hackathon patrocinado pelo banco central, disse:

Assim como o naira, espera-se que o e-naira esteja disponível para todos os nigerianos e fornecerá mais possibilidades de trazer os não bancarizados para a economia digital.

Para garantir que o CBDC esteja disponível para todos os adultos nigerianos, o CBN revelou que a partir de 22 de agosto, o e-naira estará disponível para adultos sem conta bancária. Emefiele teria dito que os usuários em potencial podem acessar o e-naira discando 997 em seus telefones celulares.

Explicando por que a CBN decidiu introduzir a moeda digital, Emefiele disse que a Nigéria não tinha escolha a não ser adotar tecnologias emergentes. O governador também previu que o uso de dinheiro “se dissipará para zero” enquanto o “uso de moeda digital aumentará para se tornar parte de nossas vidas”.

Fonte: news.bitcoin