Banco da Rússia adiciona ativos digitais ao plano de contas bancárias

Por 07/10/2022
07/10/2022


O Banco Central da Federação Russa (CBR) divulgou o rascunho do plano de contas bancário atualizado para o próximo ano. A partir de 2023, os credores russos serão obrigados a contabilizar novos tipos de transações, incluindo fluxos de rublos digitais e operações com ativos financeiros digitais (DFAs).

A autoridade monetária vem expandindo os testes de sua nova moeda digital do banco central ( CDBC ) este ano e espera testar liquidações de valor real no início de 2023. As autoridades de Moscou também estão trabalhando para regular de forma mais abrangente as moedas digitais descentralizadas.

A atual lei DFA refere-se principalmente a moedas e tokens com um emissor, mas um novo projeto de lei “On Digital Currency” visa cobrir mais completamente criptomoedas como bitcoin. Em meio a sanções impostas por uma guerra crescente na Ucrânia, a Rússia espera usar o rublo digital e os ativos criptográficos para acordos internacionais .

Apenas uma conta foi reservada para o rublo digital, enquanto os bancos terão várias contas para refletir seus DFAs nas seções “Ativos financeiros digitais adquiridos” e “Ativos digitais emitidos”, detalhou a página de criptografia do portal de notícias de negócios russo RBC.

Os reguladores explicam a necessidade de apenas uma conta em rublo digital, apontando que os bancos comerciais processarão apenas transferências de fundos da CBDC. O rublo digital será emitido pelo Banco da Rússia e armazenado em carteiras no CBR, enquanto as instituições de crédito atuarão como intermediários que prestam serviços a indivíduos e organizações, como a execução de transferências.

O banco central da Rússia está buscando ativamente seu projeto de moeda digital com mais de uma dúzia de bancos agora participando dos testes da plataforma CBDC. O regulador vem promovendo sua implementação no comércio exterior, enquanto outras instituições, principalmente o Ministério das Finanças, querem também facilitar o emprego de criptomoedas como ferramenta para contornar as restrições financeiras ocidentais.

Fonte: news.bitcoin

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.

 


COMENTÁRIOS