Banco da Rússia sugere cortes de impostos para detentores de ativos digitais de longo prazo

Por 09/11/2022
09/11/2022

A autoridade monetária da Rússia publicou um relatório sobre o futuro do setor de ativos digitais russo. O documento explora o desenvolvimento do mercado de ativos financeiros digitais (DFAs) e direitos digitais utilitários (UDRs), e termos legais que cobrem parcialmente criptomoedas e tokens – aqueles com uma entidade emissora, em particular.

O Banco Central da Rússia (CBR) acredita que são necessárias regulamentações adicionais para melhorar a estrutura do DFA e harmonizá-la com as regras que regem o setor financeiro tradicional. De acordo com o regulador, isso aumentaria o investimento, a circulação e a liquidez, garantindo uma melhor proteção ao investidor.

A fiscalidade é um dos aspectos analisados ​​no documento de consulta. O Banco da Rússia propõe oferecer incentivos fiscais para investidores detentores de DFAs e UDRs de longo prazo, sugerindo a adoção de um mecanismo semelhante a um regime tributário especial que se aplica aos titulares de contas de investimento individuais. Este último foi introduzido com o objetivo de atrair fundos gratuitos dos cidadãos para o mercado de valores mobiliários.

O CBR acredita que sua proposta criaria novas oportunidades para cidadãos e empresas russas, simplificaria as transações com ativos digitais e direitos digitais e reduziria os custos operacionais. No entanto, observa que são necessárias discussões adicionais com instituições governamentais relevantes e participantes do mercado antes de aprovar esses incentivos fiscais.

Banco Central da Rússia pressiona por melhor identificação de investidores em ativos digitais

O banco central russo também quer ver melhorias nos procedimentos de identificação aplicados aos titulares de DFA. Citado pela RBC Crypto, o regulador de política monetária explicou que isso permitiria que o país permitisse que DFAs estrangeiros entrassem em seu mercado, adotasse regulamentos projetados especificamente para contratos inteligentes e desenvolvesse os procedimentos contábeis necessários.

Entre as outras propostas para as quais o CBR está buscando feedback no próximo mês está a ideia de facilitar a tokenização de vários ativos, como títulos e títulos, pedras e metais preciosos, direitos de propriedade na forma de tokens não fungíveis e reivindicações garantidas por hipotecas. O Banco da Rússia também quer que as discussões públicas abranjam a listagem de ativos digitais em exchanges existentes e transações de ativos digitais por meio de intermediários.

A Rússia tem procurado expandir sua estrutura regulatória para DFAs e o debate institucional sobre o status de ativos descentralizados, como criptomoedas, vem acontecendo há meses. Embora o banco central tenha pedido uma proibição geral das atividades de criptomoedas em janeiro, mais tarde concordou com o Ministério das Finanças em Moscou para legalizar os pagamentos de criptomoedas transfronteiriços. A mudança em sua postura ocorreu em meio à crescente pressão das sanções sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, que começou no final de fevereiro.

Fonte: news.bitcoin