Banco de Israel intensifica esforços do CBDC com testes na Ethereum

Por 24/06/2021
24/06/2021

O Banco Central de Israel supostamente completou um piloto - sob o radar - para uma moeda digital do banco central (CBDC) usando a tecnologia da Ethereum. A afirmação foi feita pelo site de notícias financeiro israelense Globes e mais tarde relatada pela BNN Bloomberg.

As fontes da Globes para suas reivindicações não são reveladas: O relatório alegou que o Banco de Israel (BOI) completou seu piloto em um ambiente experimental e fechado com base na arquitetura do Ethereum, envolvendo a emissão de tokens representando shekels digitais e suas carteiras digitais de transferência.

Globes também alegou que, como parte de seu piloto, o BOI testou com sucesso sua capacidade de programar uma transferência de certificado de propriedade do carro usando NFT e completou uma transação em que um pagamento de NFT foi feito na condição da transferência do certificado e vice-versa. A transação foi instantânea sem qualquer risco ou necessidade de um intermediário central ou administrador.

Este aplicativo, afirmou o relatório, representa apenas um exemplo possível de quais prestadores de serviços de pagamento, encarregados de fornecer carteiras digitais para o público, poderiam ser capazes de construir. O BOI teria pedido aos atores da indústria que proponham várias aplicações inteligentes que poderiam ser potencialmente construídas sobre a infraestrutura de um futuro shekel digital.

Globes, no entanto, afirmou que, em termos gerais, o Banco Central não tem sido informado sobre sua pesquisa experimental atual do CBDC. Como relatado, o vice-governador do BOI apenas revelou que um piloto preliminar da CBDC já estava sendo conduzido durante uma discussão realizada no Fórum de Valor Justo na Herzeliya IDC no início deste mês.

Globes caracterizou a concessão do vice-governador como resultado de ter sido "empurrado para um canto" e criticou o Banco Central por não chegar à indústria local o suficiente à medida que começa a investigar a questão altamente complexa dos CBDCs.

O BOI publicou, no entanto, um relatório aprofundado no mês passado delineando sua análise e exame de várias alternativas e modelos para um potencial CBDC, enfatizando que o documento e seu modelo de minuta proposta de CBDC foram destinados apenas a servir de base para discussão, não como um projeto:

"Este rascunho não representa uma decisão do Banco de Israel sobre as características do shekel digital, se emitida. A minuta do modelo é a base para discussão e exame de alternativas pelas equipes de trabalho que tratam do tema no Banco de Israel e, após a publicação deste documento, também servirá de base para discussão na comunidade profissional em Israel sobre as características necessárias para o shekel digital."

Esse engajamento com os CBDCs sinaliza um novo impulso e interesse em CBDCs na instituição depois que uma equipe liderada pelo ex-governador Karnit Flug recomendou contra a emissão de um shekel digital no final de 2018.

Embora o relatório do BOI de maio não faça menção ao Ethereum, ele observa que "as várias oportunidades que um shekel digital poderia oferecer para a inovação do sistema de pagamentos na economia israelense incluem contratos inteligentes, dinheiro programável e afins".

Nem o relatório do BOI de maio faz qualquer menção a aplicativos inteligentes ou NFTs. No entanto, nota os possíveis benefícios do uso de tecnologias de ledger distribuído em comparação com as tecnologias existentes e centralizadas para diferentes partes do ecossistema de shekel digital.

O relatório do banco também ressaltou a interdependência dos desenvolvimentos em tecnologias de identidade digital e CBDCs e apontou para os benefícios da realização de provas de conceito que poderiam ajudar a instituição a medir a relevância, os riscos e benefícios de um shekel digital para a economia israelense em geral.