Banco Nacional da Ucrânia lança projeto de conceito para hryvnia digital

Por 29/11/2022
29/11/2022

O Banco Nacional da Ucrânia (NBU) apresentou um projeto de conceito para seu candidato à moeda digital do banco central (CBDC) , hryvnia digital, ou e-hryvnia.

O banco central da Ucrânia em 28 de novembro divulgou uma declaração sobre o conceito de e-hryvnia, que visa desempenhar todas as funções do dinheiro, complementando as formas monetárias e não monetárias da hryvnia como seu objetivo principal.

O NBU disse que apresentou o conceito e-hryvnia e continua desenvolvendo o projeto CBDC com participantes do mercado de ativos virtuais, empresas de pagamento e órgãos estatais.

De acordo com o anúncio, o banco central está atualmente considerando e desenvolvendo três opções possíveis de CBDC, dependendo do design e das principais características.

A primeira opção descreve o e-hryvnia para pagamentos não monetários de varejo com a possível funcionalidade de dinheiro “programado” por meio de contratos inteligentes. Um e-hryvnia de varejo permitiria a implementação de pagamentos sociais direcionados e a redução dos gastos do governo com administração, disse o NBU.

A segunda opção CBDC prevê o e-hryvnia disponível para uso em operações relacionadas à troca de criptomoedas, emissão e outras operações de ativos virtuais. “O e-hryvnia pode se tornar um dos elementos-chave do desenvolvimento de infraestrutura de qualidade para o mercado de ativos virtuais na Ucrânia”, observa o anúncio.

A terceira opção inclui o e-hryvnia para permitir pagamentos transfronteiriços, a fim de fornecer transações globais mais rápidas, baratas e transparentes.

“O desenvolvimento e a implementação do e-hryvnia podem ser o próximo passo na evolução da infraestrutura de pagamento da Ucrânia”, disse Oleksii Shaban, diretor de sistemas de pagamento NBU e departamento de desenvolvimento inovador, em comunicado. Ele acrescentou que um CBDC ucraniano poderia ter um impacto positivo na garantia da segurança econômica e no fortalecimento da soberania monetária do estado, bem como no crescimento econômico sustentável.

De acordo com o anúncio, o Instituto Ucraniano de Propriedade Intelectual registrou a marca “e-hryvnia” para o NBU em outubro de 2022.

Conforme relatado anteriormente, o NBU tem estudado ativamente a possibilidade de emitir um CBDC nos últimos anos, contratando desenvolvedores de blockchain e cooperando com grandes projetos do setor, como a Stellar Development Foundation .

De acordo com o regulador, o NBU lançou um projeto piloto para emitir o e-hryvnia para pagamentos de varejo baseados em blockchain em 2018.