Banco russo emite garantia bancária em yuan chinês usando blockchain

Por 07/03/2023
07/03/2023

O Moscow Credit Bank (MKB) emitiu o que descreveu como a primeira garantia bancária digital da Rússia por um valor superior a 100 milhões de yuans chineses, usando a tecnologia blockchain - a plataforma Masterchain desenvolvida pelo Banco Central da Rússia.

Em um comunicado de imprensa citado pelo RBC Crypto, o MKB explicou que a garantia é denominada na moeda à qual os contratos do importador estão vinculados. Em caso de pagamento, o fornecedor receberá rublos russos a uma taxa de câmbio acordada pelas partes.

A garantia bancária foi acordada pelos três intervenientes: o principal, o banco fiador e o beneficiário. A vantagem alardeada da utilização de um documento digital, que ostensivamente não pode ser falsificado ou perdido, é que o beneficiário não precisa esperar pela versão em papel ou solicitar uma confirmação do banco sobre a autenticidade da garantia.

“Esta é a primeira garantia bancária digital do mercado, que foi emitida em yuan, por meio do sistema Masterchain. A maioria dos contratos de comércio exterior são atendidos em moeda chinesa, e a demanda por pagamentos em yuan está crescendo”, comentou Natalya Bahova, diretora do Departamento de Finanças Estruturadas e Internacionais da MKB.

O executivo acrescentou que este é um “passo lógico” e que provavelmente veremos mais exemplos desse tipo no futuro. “A decisão será especialmente relevante para grandes grupos de empresas que possuem muitas subsidiárias que aceitam garantias bancárias em grandes quantidades e de forma regular”, detalhou Bahova.

As empresas russas gastam cerca de 900 milhões de rublos anualmente (quase US$ 12 milhões) para verificar a autenticidade das garantias bancárias, observou o relatório. E mesmo assim, cerca de 0,5% deles acabam sendo falsos. Os riscos relacionados foram estimados em 75 bilhões de rublos.

Em meio às sanções impostas pelo Ocidente por causa da invasão da Ucrânia, a Rússia tem considerado maneiras de reduzir sua dependência do dólar americano e do sistema financeiro tradicional, incluindo o uso de outras moedas fiduciárias, tecnologias blockchain e pagamentos criptográficos para contornar as restrições.

Uma lei “Sobre ativos financeiros digitais” entrou em vigor em janeiro de 2021 e, no ano passado, as autoridades de Moscou trabalharam para expandir a estrutura regulatória para cobrir criptomoedas descentralizadas como bitcoin e similares.

No início de dezembro, uma empresa licenciada pelo Banco da Rússia anunciou a primeira transação autorizada de ativos digitais do país envolvendo uma moeda estrangeira, o yuan chinês. Os dois países também desenvolveram versões digitais de suas moedas fiduciárias.

Fonte: news.bitcoin