Bank of America, FTX e Coinbase Ventures unem-se a um investimento de $ 300 milhões na Paxos

Por 30/07/2021
30/07/2021

A Paxos, uma empresa de blockchain com sede em Nova York, anunciou na quinta-feira que quatro investidores de alto perfil juntaram-se à sua recente rodada de financiamento da Série D de US $ 300 milhões.

O mais notável deles é o Bank of America. O segundo maior banco dos EUA não é um jogador importante no segmento de blockchain, mas sinalizou seu crescente interesse na tecnologia quando testou os trilhos do Paxos para fechar algumas negociações com ações em maio.

Outro dos que a Paxos está chamando de "investidores estratégicos" em sua rodada da Série D é a Coinbase Ventures. O braço de capital de risco da Coinbase tornou-se onipresente no mundo dos investimentos em criptomoedas, o que deu à gigante cripto dos EUA participações em empresas que poderiam entregar eventualmente grandes retornos, bem como influência sobre algumas empresas que poderiam surgir como concorrentes.

Os outros dois investidores que se juntaram à rodada da Série D são FTX e Founders Found.

FTX é a bolsa de derivativos de cripto administrada por Sam Bankman-Fried, um bilionário de 29 anos que quase da noite para o dia se tornou uma das figuras mais influentes em cripto. Sua bolsa está constantemente no noticiário, desde negociações caras de marketing esportivo até a compra de um de seus primeiros investidores e promessas de neutralidade de carbono. A Founders Fund é a empresa de capital de risco de Peter Thiel, o investidor iconoclástico que investiu na SpaceX e na Palantir, financiou o processo que derrubou o blog Gawker em 2016 e agora está apoiando uma bolsa de cripto iniciante chamada Bullish.

Os investimentos duplos da FTX e do Founders Fund mostram como o dinheiro pode transcender a política em cripto: Thiel é um conservador ferrenho que falou na posse do ex-presidente Trump, enquanto Bankman-Fried foi um dos maiores doadores do presidente Biden.

Quanto à própria Paxos, a empresa não é tão badalada como muitas outras no setor de cripto, uma vez que não é voltada para o consumidor; ele se concentra principalmente na infraestrutura de back-end. O CEO da Paxos, Charles Cascarilla, costuma dizer que quer usar o blockchain para refazer o encanamento financeiro de Wall Street - um processo que ele diz que vai reduzir atrasos e liberar capital, e também evitar o tipo de colapso que se abateu sobre Robinhood e outros quando as câmaras de compensação não podiam mantenha-se atualizado com volumes comerciais recordes.

A adição desses quatro investidores de alto perfil também levanta a questão de se a Paxos poderia se tornar um alvo de aquisição.

Atualmente, a Paxos fornece serviços de cripto para o PayPal e diz que planeja fazer o mesmo para três a cinco outras empresas da mesma escala, ao mesmo tempo que expande suas ofertas de blockchain para mais bancos, incluindo o Credit Suisse. Essas relações, junto com o negócio de stablecoin da Paxos e seu foco em conformidade, tornariam isso uma escolha atraente para o PayPal, FTX ou Coinbase, embora Cascarilla tenha dito no passado que deseja tornar a Paxos pública como uma entidade autônoma.

A Paxos levantou mais de $ 500 milhões em financiamento total, e sua rodada da Série D viu a empresa avaliada em $ 2,4 bilhões - um preço alto mesmo para empresas como Coinbase ou FTX. A Oak HC/FT liderou a rodada da Série D, com a participação de investidores anteriores, Declaration Partners, PayPal Ventures, Mithril Capital, Senator Investment Group, Liberty City Ventures, WestCap e mais.

Fonte: decrypt.co