Binance anuncia abertura de escritório no Rio de Janeiro depois que prefeitura adota criptomoedas para pagamento de impostos

Por 29/03/2022
29/03/2022

O CEO da Binance, Changpeng Zhao, anunciou no sábado, em uma postagem no Twitter, que a maior exchange de criptomoedas do mundo escolheu o Rio de Janeiro para a abertura de seu primeiro escritório no Brasil.

A divulgação ocorreu poucas horas depois que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), anunciou que a capital fluminense passará a aceitar criptomoedas para o pagamento de impostos municipais a partir de 2023. Com isso, o Rio de Janeiro torna-se a primeira cidade brasileira a oficialmente adotar criptomoedas no âmbito da administração pública.

Ao fazer o anúncio, CZ repostou uma foto do encontro que teve com Paes há 11 dias durante o Ethereum.Rio e destacou que o prefeito do Rio cumpriu com sua palavra de aceitar criptomoedas para pagamento de impostos. Agora, caberia à exchange cumprir com a sua. "Estamos trabalhando nisso", escreveu CZ.

Rio de Janeiro ou São Paulo

Em seu primeiro compromisso oficial no Brasil, o CEO da Binance encontrara-se com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP). Assim, a princípio, parecia que São Paulo havia largado na frente para sediar o escritório da maior exchange de criptomoedas do mundo no país.

Durante participação no Ethereum.Rio, em 16 de março, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões, CZ havia anunciado sua disposição para abrir um escritório no Brasil para atuar em conformidade com a o marco regulatório das criptomoedas, atualmente em debate no Congresso. O CEO da Binance revelou também que abrira conversações com autoridades das duas maior cidades do país para decidir onde instalar a sede oficial da exchange no país.

Na ocasião, CZ afirmou que a exchange já possui cerca de 100 pessoas trabalhando no país, sendo a metade delas no Rio. Independentemente disso, de acordo com a postagem do empresário, a iniciativa concreta da administração de Paes parece ter sido decisiva para a escolha do Rio como sede brasileira da Binance. A meta do empresário é que a Binance atinja a marca de 1.000 funcionários brasileiros a partir da abertura do escritório oficial no país.

Esta não foi a única notícia que mexeu com a indústria brasileira de criptomoedas neste fim de semana. Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil, a Coinbase, a maior exchange de criptomoedas dos EUA, deve anunciar até o fim de abril, a compra da exchange brasileira Mercado Bitcoin e de todas as empresas vinculadas ao grupo 2TM, segundo informações da coluna Broadcast, do Estadão.