Bitcoin está em fase de transição, diz Glassnode

Por 25/06/2023
25/06/2023

Segundo análises recentes da Glassnode, empresa especializada em dados de criptomoedas, o Bitcoin está em um ciclo de transição que deve durar cerca de 221 dias. Segundo a empresa, o BTC ainda está antes da metade deste ciclo, que é apontado como prenúncio de um novo mercado altista.

Para a Glassnode, um ciclo de transição é completo quando o preço atual da criptomoeda ultrapassa o máximo alcançado no mercado de alta anterior. Portanto, para finalizar este ciclo atual, o preço do Bitcoin teria que superar US$ 69.000.

Com os ciclos anteriores variando entre 459 e 770 dias, a empresa acredita que ainda estamos longe do término desta transição. A Glassnode também aponta que o Bitcoin tem apresentado uma estabilidade recente, com alguns picos ocasionais de preços.

Um desses picos foi motivado pela aproximação de capitais de investimento institucionais ao Bitcoin, elevando o preço da moeda de US$ 24.000 para US$ 30.800 em uma semana.

Preço do Bitcoin

No entanto, a volatilidade geral diminuiu. É importante mencionar que as transições de ciclo do Bitcoin geralmente são associadas aos halvings, que são a redução das recompensas por blocos minerados. Faltando quase 300 dias para o próximo halving, a Glassnode sugere que isso pode estar influenciando na aparente letargia dos investidores.

Uma tendência notável é que cada vez mais Bitcoins estão sendo transferidos para carteiras privadas, atingindo recordes históricos, enquanto a quantidade de Bitcoins nas exchanges está diminuindo.

Atualmente, cerca de 15,2 milhões de BTC estão em posse de carteiras privadas, enquanto apenas 2,5 milhões de BTC estão nas exchanges.

A Glassnode termina seu estudo destacando que, apesar da reduzida volatilidade e liquidez dos últimos meses, a transferência de BTC das exchanges para endereços privados tem sido uma constante nesse ciclo. Esta tendência pode ter um impacto considerável no preço do BTC no próximo mercado de alta.

Entretanto, a empresa adverte que, com base nos ciclos anteriores, o período de transição pode durar entre 8 e 18 meses, e que o preço atual do Bitcoin ocupa menos de 50% de sua máxima histórica, de mais de USD 69.000 em 2021.

Fonte: criptofacil