Bitcoin supera o mercado global de prata

Por 13/03/2024
13/03/2024

A ascensão do Bitcoin além da marca de US$ 72.000 elevou sua capitalização de mercado além do valor combinado de toda a prata do mundo. A criptomoeda teve um aumento de 52,7% em valor em relação ao dólar americano no mês passado, com 41,1% desse aumento ocorrendo em apenas duas semanas .

Bitcoin retoma o 8º maior ativo mundial em valor de mercado

Na segunda-feira, 11 de março de 2024, o bitcoin (BTC) atingiu um novo apogeu, atingindo US$ 72.372 por moeda, estabelecendo um novo pico em seu histórico de preços. Este marco de preço catapultou o BTC para se tornar o oitavo maior ativo do mundo em valor de mercado, ultrapassando a avaliação total da prata.

A capitalização de mercado do Bitcoin agora flutua em torno de US$ 1,41 trilhão, um pouco acima do valor de mercado da prata de US$ 1,38 trilhão. Nos últimos tempos, o BTC superou metodicamente as capitalizações de mercado das principais entidades globais, incluindo TSMC, Berkshire Hathaway e Meta (anteriormente conhecida como Facebook).

No entanto, o bitcoin ainda está atrás do ouro , que possui uma capitalização de mercado de US$ 14,7 trilhões. O BTC representa agora 9,59% do valor total de mercado do ouro. A principal moeda digital está mais próxima dos valores de mercado da Microsoft, de US$ 2,99 trilhões, e da Apple, de US$ 2,67 trilhões.

Em novembro de 2021, quando o bitcoin atingiu seu recorde anterior (ATH), foi classificado como o oitavo maior valor de mercado globalmente, mas não excedeu a avaliação de mercado da prata naquela conjuntura. Além disso, a capitalização de mercado do ouro foi significativamente mais baixa em 2021, situando-se em 11,6 biliões de dólares, em comparação com os actuais 14,7 biliões de dólares.

As capitalizações de mercado da Microsoft e da Apple também eram menores naquela época. O futuro permanece incerto se o BTC superará seu recorde e subirá além da oitava posição, já que atualmente pretende ultrapassar o valor de mercado da Alphabet (Google) de US$ 1,712 trilhão.

Entre os dez principais ativos, excluindo ouro e prata, o BTC se destaca como a única entidade sem o respaldo de uma estrutura corporativa, desprovida de conselho de administração, livre de controle de terceiros e sem qualquer forma de apoio governamental.

Fonte: news.bitcoin