Bitmex: Tether "possivelmente" tem reservas de dinheiro suficientes, ainda assim poderia ser fechado

Por 28/02/2018
28/02/2018


A Bitmex Research lançou um relatório detalhado sobre o Tether ontem, 19 de fevereiro, detalhando os motivos pelos quais o Tether provavelmente é apoiado por reservas fiduciárias suficientes, as quais serão os problemas que os órgãos reguladores lidarão com o Tether provavelmente no futuro.

O Tether é um token digital apoiado por moeda fiduciária, supostamente vinculada 1:1 com o dólar dos EUA. Devido à falta de auditorias bancárias públicas lançadas pelo Tether, há rumores de que o ele não tem suficiente reservas fiduciárias para resgatar todos os tokens com dólares americanos se a necessidade surgir.

O relatório da Bitmex tenta refutar esses rumores, mostrando uma possível correlação entre o aumento das reservas de caixa da categoria bancária das Entidades Financeiras Internacionais (IFE) em Porto Rico, sob uma seção intitulada "A falta de transparência pode não indicar fraude."

Além disso Porto Rico pode estar emergindo como um "paraíso fiscal de criptomoedas".

Os relatórios da Bitmex propõem o Noble Bank, com base em Puerto Rico, como um possível candidato para a retenção de reservas de caixa do Tether, principalmente porque é um dos dois bancos de reserva total em Porto Rico que opera publicamente com criptomoedas.

No entanto, ainda não há como saber com certeza onde as reservas de caixa do Tether estão localizadas apesar do relatório da Bitmex, pois, embora a página "Transparência" do seu site liste seus saldos atuais e afirme que eles são "auditados regularmente" e "totalmente transparentes", a empresa na verdade dissolveu os laços com seu auditor baseado em Nova York em janeiro antes de lançar todas as auditorias completas publicamente.

O relatório também cobre a invasão de novembro de 2017 e o roubo de cerca de $31 milhões de Tether, o que levou a empresa, em essência, a exigir que os usuários atualizem seus softwares para iniciar um hard fork e congelar os fundos roubados.

O relatório da Bitmex escreve que "demonstrou que o Tether está efetivamente no controle total do livro razão, pois eles podem forçar um hard fork à vontade e reverter qualquer transação - embora não haja dúvida alguma sobre o controle do Tether."

O relatório então pergunta por que o Tether "é incomodado para colocar o banco de dados nas Blockchains do Bitcoin e Ethereum", argumentando que seria realmente mais econômico para o Tether não pagar taxas de mineração e criar sua própria base de dados.

O relatório também traz as intimações entregues para o Tether e a casa de câmbio Bitfinex em dezembro de 2017, após o qual a relação entre as duas empresas foi oficialmente divulgada, ou seja, eles têm uma equipe de gerenciamento quase idêntica.

O envolvimento da Bitfinex com o Tether foi questionado publicamente por críticos, o mais famoso blogueiro anônimo Bitfinex'ed, que considerou o arranjo como suspeito em parte devido ao fato de que nenhuma auditoria de terceiros ainda foi liberada das reservas de Tether.

Em resposta ao comportamento indelicado contra a Bitfinex publicado online pelo Bitfinex'ed, a empresa prometeu prosseguir com ações legais.

O relatório de pesquisa da Bitmex escreve que essa relação entre a Bitfinex e o Tether era relativamente pública mesmo antes da divulgação temporária divulgada na página "Sobre nós" da Tether, citando o Linkedin do fundador da Tether Craig Sellars, que tem relação com as duas empresas.

O relatório termina com uma lista de estudos de caso de vários serviços de envio de dinheiro online que foram fechados pelos reguladores ao longo dos anos devido a violações de restrições de lavagem de dinheiro. Esta correlação estabelecida entre esses serviços agora extintos e o Tether leva a Bitmex a concluir que o Tether "também pode atrair criminosos e, finalmente, sofrer o mesmo destino".

A Bitmex mostra duas ações concretas de suas pesquisas sobre o Tether, que também recomenda que os investidores não façam ?hold? em longo prazo:

  1.  "Reformar o sistema para incluir procedimentos KYC/AML que permitem ao operador bloquear facilmente transações ou congelar fundos. E para fazer isso [...] O Tether iria simplesmente que se transformar em um banco tradicional (ou reserva total).
  2.  Continue assim e corra o risco de ser fechado pelas autoridades em algum momento".

COMENTÁRIOS