Buy-ins corporativos podem elevar o preço do Bitcoin acima dos US$ 500.000, segundo relatório

Por 02/02/2021
02/02/2021

Em uma das várias conclusões de seu último relatório, "Bitcoin: Preparing for Institutions", a empresa de investimentos Ark Invest disse que mesmo uma alocação de 1% das empresas S&P 500 seria suficiente para aumentar os preços do Bitcoin para US$ 40.000.

Alocação mínima de BTC corporativo: 2,55%

As descobertas vêm à medida que os compradores institucionais continuam a se concentrar no Bitcoin como uma alternativa de longo prazo ao dinheiro, com uma transação em particular de US$ 500 milhões que deixaram a Coinbase e chamou a atenção.

"Com base nos volumes de pesquisa em comparação com 2017, o aumento do preço do Bitcoin parece ser menos impulsionado pelo exagero. Com o Bitcoin parecendo ganhar mais confiança, algumas empresas estão considerando-o como dinheiro em seus balanços", diz o relatório.

Em termos do impacto de longo prazo que as corporações poderiam ter sobre a escassez de Bitcoin, Ark previu que as prováveis alocações provavelmente ultrapassariam em muito o nível de 1%.

"Com base nos retornos diários entre classes de ativos durante os últimos 10 anos, nossa análise sugere que as alocações para o Bitcoin devem variar de 2,55% ao minimizar a volatilidade a 6,55% e maximizar os retornos", escreveu, acrescentando:

"Com base nas alocações de portfólio simuladas do ARK, as alocações institucionais entre 2,5% e 6,5% podem levar o preço do Bitcoin entre US$ 200.000 e US$ 500.000."

Impacto da alocação corporativa no Bitcoin

Apesar da ação do preço do BTC não ter conseguido entregar uma continuação convincente de sua alta nas últimas semanas, está crescendo a expectativa de que o status quo logo mudará de cabeça para baixo. A gigante da gestão de ativos Grayscale pode fornecer a centelha que reacenderá o mercado já na quarta-feira.

"Há um grupo grande e emergente de instituições com uma enorme base de capital que está se realocando para este espaço", disse Michael Bucella, sócio geral da empresa de investimentos BlockTower Capital, à CNBC esta semana.

E se você pensar sobre o modelo de oferta-demanda de uma commodity, a curva de oferta está declinando ao longo do tempo para efetivamente zero, e a demanda está aumentando exponencialmente.”

Em 8 de fevereiro, entretanto, a segunda maior criptomoeda do mercado, a Ethereum (ETH), se juntará ao Bitcoin para ver os mercados de futuros dedicados irem ao ar com o CME Group.