Caixas eletrônicos de Bitcoin começam a se espalhar pelos EUA

Por 22/03/2021
22/03/2021

(Reuters) -  Um novo recurso surgiu nas tabacarias de Montana , nos postos de gasolina das Carolinas e lojas nos confins de Nova York: um iluminado e brilhante caixa eletrônico de Bitcoin, onde você pode comprar e vender moedas digitais e as vezes tirar dinheiro vivo.

As máquinas se multiplicaram rapidamente pelos Estados Unidos no último ano, alimentadas por um frenesi na negociação de criptomoedas que elevou os preços do Bitcoin para acima de US$ 58.000.

Operadores de quiosques como CoinFlip e Coin Cloud instalaram milhares de caixas eletrônicos, vasculhando áreas que os concorrentes ainda não alcançaram, disseram executivos à Reuters.

"Eu apenas assumi que havia demanda e as pessoas queriam bitcoin em todos os lugares", disse mark Shoiket, fundador da Quad Coin, que voou para Montana depois de digitalizar um mapa dos EUA para desertos de caixas eletrônicos de bitcoin.

Durante uma viagem de uma semana, ele encontrou sete lugares para instalar máquinas, incluindo 406 Glass, uma loja em Billings, Montana, que vende tabaco, essência vape e canos de vidro coloridos.

Em janeiro, havia 28.185 caixas eletrônicos bitcoin nos Estados Unidos, de acordo com howmanybitcoinatms.com, um site de pesquisa independente. Cerca de 10.000 vieram nos últimos cinco meses.

A crescente popularidade do Bitcoin tem sido o principal motor para novas instalações.

As razões pelas quais as pessoas usam caixas eletrônicos em vez de transacionar online variam. Alguns são pagos em dinheiro, outros não têm contas bancárias, outros querem enviar remessas para o exterior ou querem anonimato, enquanto outros se sentem mais confortáveis interagindo com uma máquina física.

Rebecca White, uma investidora de bitcoin de 51 anos que vive na área de Pittsburgh, faz investimentos maiores online e usa caixas eletrônicos de bitcoin quando sua família tem dinheiro extra.

"Quando fizermos nossas compras de supermercado e tivermos US$ 60 sobrando, vou parar no caixa eletrônico de bitcoin", disse White, que trabalha na indústria de energia nuclear.

Algumas máquinas só oferecem bitcoin, enquanto outras permitem que os clientes invistam em várias moedas digitais. Poucos caixas eletrônicos de bitcoin podem realmente cuspir dinheiro, e eles custam mais do que caixas eletrônicos regulares ou transacionando online.

As taxas variam de 6% a 20% de uma transação total, disse Pamela Clegg, diretora de investigações financeiras e educação da empresa de conformidade com criptomoedas CipherTrace. As taxas variam dependendo da localização e do operador de caixas eletrônicos Bitcoin.

"O crescimento do mercado de caixas eletrônicos - não é nem um aumento suave, é quase um aumento de 45%", disse Clegg. "O crescimento é bastante surpreendente."

Agências governamentais levantaram bandeiras vermelhas sobre algumas máquinas por causa de seu custo e potencial para atividades ilícitas. A Comissão de Investigação do Estado de Nova Jersey detalhou algumas dessas preocupações em um relatório de fevereiro intitulado "Golpes, Transações Suspeitas e Práticas Questionáveis em Quiosques de Criptomoedas".

Nenhuma dessas preocupações impediu o crescimento da indústria.

COSTA A COSTA

Agora existem caixas eletrônicos de bitcoin em todos os estados, exceto no Alasca, bem como em Washington, D.C., de acordo com um mapa online do Coin ATM Radar. Jornalistas da Reuters avistaram adições recentes em postos de gasolina, lojas e restaurantes na Carolina do Norte, Carolina do Sul, pensilvânia rural e nos arredores de Nova Jersey e Nova York.

O Coin Cloud, com sede em Las Vegas, tem 1.470 máquinas nos Estados Unidos e espera ter 10.000 até o final do ano, disse o CEO Chris McAlary. Embora houvesse preocupações de que a pandemia pudesse prejudicar os negócios, o tráfego de pés realmente aumentou durante os bloqueios.

"Esperávamos o pior quando Covid atingiu, mas os pagamentos de estímulo saíram e isso ajudou bastante", disse McAlary. "Algumas pessoas tomaram estímulos e compraram moeda digital com ele."

A concorrente CoinFlip, com sede em Chicago, aumentou sua pegada de caixa eletrônico de cerca de 420 no ano passado para 1.800 agora, disse o CEO Daniel Polotsky. As transações por caixa eletrônico quase triplicaram durante esse período.

"Há pessoas que não têm contas bancárias ou não gostam de usá-las", disse Polotsky.

O CoinFlip cobra dos clientes 6,99% para comprar cripto e 4,99% para vender, disse ele.

O Depósito bitcoin com sede em Atlanta também aumentou seu número de caixas eletrônicos de 500 para mais de 1.800 máquinas no último ano, disse o CEO Brandon Mintz. A maioria dos clientes tem entre 25 e 40 anos e encontra máquinas pesquisando online, disse ele.

General Bytes, que fabrica caixas eletrônicos bitcoin, ficou temporariamente sem estoque no verão passado à medida que a demanda subia. A empresa vendeu 3.000 máquinas no ano passado, 90% das quais foram para a América do Norte, disse o fundador Karel Kyovsky.

Nem todo caixa eletrônico atrai linhas de clientes.

Shoiket, da Quad Coin, removeu um punhado dos 200 caixas eletrônicos que instalou no ano passado porque eles não tinham lucro em seis meses.

No Grassy Point Bar & Grill em Broad Channel, Nova York, um funcionário teve que ligar um caixa eletrônico bitcoin para um jornalista da Reuters ver como funcionava.

E apenas um punhado de caminhoneiros pararam no Pioneer Auto Museum em Murdo, Dakota do Sul, para usar uma máquina Coin Cloud instalada há cinco meses, disse a proprietária Vivian Sonder.

A Coin Cloud ofereceu-lhe 200 dólares por mês para abrigar a máquina, e periodicamente envia pessoas de manutenção para verificar a ela de Rapid City, a 140 milhas de distância.

"Eu não entendia por que eles queriam colocar um aqui", disse Sonder. "É um negócio sazonal em uma cidade com menos de 500 pessoas."

Fonte: Reuters