Carrefour já está utilizando o blockchain no setor alimentício

Por 13/12/2018
13/12/2018

O lançamento da tecnologia blockchain marca um marco importante na implementação do plano de transformação do Carrefour 2022.

Já utilizado para galinhas caipiras da linha de qualidade do Carrefour, será lançado em mais oito linhas de produtos de origem animal e vegetal, como ovos, queijo, leite, laranja, tomate, salmão e carne moída. Um sistema inovador projetado garante aos consumidores uma completa rastreabilidade do produto.

O blockchain funcionará como um banco de dados digital seguro que não pode ser falsificado, no qual todas as informações enviadas por seus usuários serão armazenadas. Cada uma das partes ao longo da cadeia de fornecimento (produtores, processadores e distribuidores) fornecem informações de rastreabilidade sobre seu papel específico e para cada lote (datas, locais, canais de distribuição, potenciais tratamentos, etc.).

Pela primeira vez na França, o Carrefour está usando a tecnologia blockchain com uma de suas linhas icônicas de produtos animais: o frango Carrefour Quality Line Auvergne, do qual um milhão é vendido a cada ano.

A tecnologia Blockchain trará inúmeros benefícios aos setores alimentícios: atenderá à crescente necessidade de transparência dos consumidores; para criadores, é um meio de mostrar o que eles produzem e seus conhecimentos. O Carrefour poderá usá-lo para compartilhar um banco de dados seguro com todos os seus parceiros e garantir níveis mais elevados de segurança alimentar para seus clientes.

Em termos concretos, o rótulo de cada produto contará com um QR Code, que os consumidores poderão escanear usando seus smartphones.

Isso fornecerá informações sobre o produto e a jornada que ele tomou - desde onde foi criado até quando foi colocado nas prateleiras: por exemplo, para o frango, os consumidores poderão descobrir onde e como cada animal foi criado, o nome do agricultor, que alimento foi usado (se foram ou não alimentados com cereais franceses e soja, produtos livres de transgênicos, etc.), quais tratamentos foram usados (sem antibióticos, etc.), os rótulos de qualidade, onde foram abatidos, etc.

“Tornar-se o líder da transição alimentar para todos é o objetivo que Alexandre Bompard estabeleceu para o grupo Carrefour. O uso da tecnologia blockchain é um passo exemplar para atingir esse objetivo. Esta é a primeira vez na Europa e proporcionará aos consumidores transparência total garantida no que diz respeito à rastreabilidade de nossos produtos”, explica Laurent Vallée, secretário geral do Carrefour e chefe de qualidade e segurança alimentar.

Fonte: carrefour