Carteiras de hardware: a melhor maneira de proteger as criptomoedas

Por 14/06/2022
14/06/2022


Se você está começando a investir em ativos digitais ou se passou a última década construindo um estoque de bitcoin (BTC), a necessidade de avaliar a segurança de suas operações deve estar sempre presente. A maneira mais segura de proteger seus ativos digitais é armazenar pessoalmente suas chaves privadas em algo que não pode ser facilmente hackeado porque não se conecta à Internet: uma carteira de hardware.

Na prática, há mais em uma carteira de hardware do que a separação física da web. Uma chave privada não pode ser mantida apenas em uma unidade USB. Por isso é necessário um dispositivo que tenha recursos criptográficos para garantir a segurança, que é uma lista de palavras especificamente ordenada que armazena todas as informações necessárias para recuperar uma carteira em caso de perda ou roubo.

Em 2013, a Trezor One se tornou a primeira carteira de hardware comercial inicialmente destinada a um grupo relativamente pequeno de consumidores de criptomoedas com experiência em segurança. Um grande avanço foi o lançamento do Trezor Suite, uma interface web e desktop poderosa e intuitiva que traz maior segurança, usabilidade e privacidade ao gerenciamento de criptomoedas.

Recursos de segurança do Trezor Suite 

A Trezor sempre casou seus métodos com a filosofia do bitcoin. Isso significa adotar uma abordagem de segurança totalmente de código aberto que pressupõe que tudo é hackeável. Fazer isso ajuda a Trezor a ficar pelo menos dois passos à frente dos maus atores. Uma comunidade engajada de hackers éticos, por exemplo, ajuda continuamente a Trezor a procurar falhas de segurança. 

Muitos dos principais recursos de segurança da Trezor são o resultado dessa abordagem. Para dar alguns exemplos:

  • Sempre que um dispositivo Trezor é conectado a um computador, o aplicativo de desktop da Trezor, Trezor Suite, entra em ação como uma camada extra de segurança entre a carteira do usuário e a Internet. Essa configuração é muito mais segura do que os aplicativos baseados em navegador, porque quando você tem um aplicativo confiável baixado em seu computador, você terá melhor proteção contra sites de phishing de terceiros.
  • Quando os usuários conectam seu Trezor a um computador para fazer uma transação, a tela do dispositivo exibe informações cruciais relacionadas à segurança, como o endereço de recebimento da outra parte. Esse recurso impede phishers e golpistas que tentam enganar as pessoas para que enviem seus fundos por meio de sites imitadores de impostores. Nunca coloque seu PIN, seed ou senha em qualquer lugar se você não tiver visto um prompt na tela do seu Trezor!
  • O grande desafio para os proprietários de carteiras de criptomoedas sempre foi como proteger suas senhas. Adicionando camadas de segurança sobre a solução usual de seed-plus-PIN, a Trezor protege a seed com uma senha, um recurso que permite ao usuário criar carteiras ocultas para que qualquer ataque físico ao dispositivo não exponha seu conteúdo. 

Cuide da sua privacidade 

Mesmo que não seja importante para você agora, a privacidade é um problema emergente para os proprietários de criptomoedas. Eventos como o protesto dos caminhoneiros no Canadá servem como um forte lembrete da necessidade de privacidade, segurança e liberdade transacional.

Uma verdadeira carteira de hardware permite que os usuários acessem suas carteiras e realizem transações com privacidade quase total. A solução da Trezor oferece alguns recursos importantes de privacidade:

  • O aplicativo de desktop que faz interface com o dispositivo físico possui um switch Tor. Isso dá aos usuários acesso instantâneo à rede de sobreposição impenetrável do Tor, aumentando o nível de privacidade das comunicações online, como transações de ativos digitais.
  • O Trezor Suite permite que o usuário ative facilmente o Modo Discreto, que protege os usuários contra espionagem indesejada de saldos e outras informações confidenciais mantidas na carteira.
  • Para usuários avançados, existe a opção de se conectar ao próprio usuário por meio de um servidor Electrum.

A usabilidade melhora a segurança

Com muita frequência, recursos de segurança robustos custam a usabilidade. Mas uma carteira de hardware projetada adequadamente deve ser intransigente, oferecendo segurança e usabilidade. Para esse fim, a Trezor oferece uma experiência completa facilitada pela empresa SatoshiLabs Invity.io:

  • A compra direta permite que os usuários comprem moedas facilmente e as levem à custódia direta sem a necessidade de realizar transações separadas. Isso torna as compras de criptomoedas mais fáceis de concluir e aumenta a segurança, reduzindo as etapas entre a compra e o armazenamento, o que significa menos exposição online e menos riscos. Além disso, a interface de compra compara uma ampla variedade de taxas de câmbio e opções de métodos de pagamento, permitindo que usuários em todo o mundo ajustem suas opções de compra de criptomoedas diretas à custódia.
  • Um novo desenvolvimento no pacote de desktop da Trezor é a integração do serviço automatizado de compra recorrente do Swan Bitcoin, que permite aos usuários configurar compras automatizadas regulares de bitcoin que são enviadas diretamente para a custódia de sua carteira de hardware. Esse recurso será de particular interesse para investidores astutos cuja estratégia de bitcoin é baseada na média do custo do dólar.

À medida que a criptomoeda avança em direção ao mainstream, está se tornando menos provável que o proprietário médio de bitcoin saiba sobre carteiras de hardware. No entanto, essa é a melhor maneira de qualquer proprietário de carteira proteger pessoalmente seus saldos. Uma carteira de hardware adequada é mais do que uma chave privada mantida em um pendrive que nem sequer possui uma tela de segurança.

É um dispositivo que tem segurança, usabilidade e privacidade embutidos em seu design. Essa é a abordagem que a Trezor tem sido pioneira desde 2013.

Fonte: coindesk

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS