Cazaquistão permite que exchanges de criptomoedas registradas abram contas em bancos locais

Por 18/06/2022
18/06/2022


Os regulamentos que permitem que as exchanges de criptomoedas registradas no Astana International Financial Center ( AIFC ) sejam atendidas por bancos de segunda linha no Cazaquistão foram adotadas por um grupo de trabalho composto por representantes do Ministério do Desenvolvimento Digital, banco central, reguladores financeiros, bem como como membros dos setores financeiro e de ativos digitais, anunciou o ministério.

A iniciativa faz parte de um projeto que visa introduzir uma estrutura regulatória que facilitará o desenvolvimento do potencial do Cazaquistão como um hub regional de criptomoedas. Ele será implementado como piloto ao longo de 2022 com a participação de plataformas de negociação de criptomoedas licenciadas pela AIFC Financial Services Authority (AFSA), um comunicado de imprensa detalhado.

O Cazaquistão atraiu mineradores de criptomoedas quando a China reprimiu a indústria em maio do ano passado. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Digital Bagdat Musin, no entanto, a indústria de criptomoedas não é apenas mineração, mas também inclui exchanges de criptomoedas, carteiras digitais e outras plataformas blockchain. O alto funcionário do governo elaborou:

É como outras indústrias, que podem e devem trabalhar em benefício da nossa economia. Devemos ganhar dinheiro na troca de criptomoedas - este é o próximo nível de desenvolvimento de tecnologias financeiras.

Musin insistiu que a nação da Ásia Central precisa criar um ecossistema completo para que os ativos digitais extraídos usando a eletricidade do Cazaquistão sejam negociados em bolsas locais e a respectiva renda permaneça no país.

O Ministério do Digital enfatizou que o projeto piloto permitirá a negociação regulamentada de moedas digitais, o que garantirá a proteção adequada para investidores de varejo e profissionais. Se sua implementação for bem sucedida, as autoridades de Nur-Sultan planejam introduzir alterações na legislação do país e nos atos que regem o AIFC.

O Comitê Regulador de Serviços Financeiros da AIFC é agora o único órgão que supervisiona as atividades das fintechs no Cazaquistão, destacou o diretor da AFSA, Nurkhat Kushimov. Todas as entidades que solicitam licença são criteriosamente verificadas e fiscalizadas, frisou. “Nosso objetivo é criar um ambiente no qual somente empresas confiáveis ​​e estáveis ​​que gozem da confiança dos clientes possam operar”, afirmou o responsável.

O desenvolvimento positivo para a indústria de criptomoedas local ocorre após uma declaração recente do Banco Nacional do Cazaquistão, que anunciou que está acompanhando de perto o mercado, observando que é muito cedo para falar sobre a legalização de criptomoedas. Ao mesmo tempo, a autoridade monetária disse que pretende capitalizar o potencial de inovação que as tecnologias criptográficas oferecem.

Fonte: news.bitcoin

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS