Ciclo de 4 Anos Está Morto?

Por 28/07/2025
28/07/2025


O Ciclo de Quatro Anos das Criptomoedas Acabou—Especialista Prevê Aumento Prolongado e Estável no Futuro

O Diretor Chefe de Investimentos da Bitwise, Matt Hougan, explicou em 25 de julho na plataforma de mídia social X que o tradicional ciclo de quatro anos do mercado de criptomoedas pode não se aplicar mais, apontando para forças estruturais maiores que poderiam substituir as tendências passadas. Ele começou sua publicação com uma pergunta direta: “Por que o ciclo de quatro anos está morto?”

Hougan argumentou que os motores fundamentais dos ciclos anteriores de cripto—particularmente os halvings e as condições macro—perderam sua dominância: “As forças que criaram ciclos anteriores de quatro anos estão mais fracas.” Ele enfatizou que o ambiente de taxa de juros, anteriormente uma ventoinha contrária para as criptos, agora é favorável, e acrescentou que a maturidade institucional reduziu as exposições a riscos catastróficos.

Ele também destacou uma nova dinâmica de risco emergindo dentro do ecossistema: “O maior risco emergente de estilo cíclico é o surgimento de empresas de Tesouraria, que vale a pena observar e é significativo.” Em contraste com os comportamentos de mercado centrados em halving do passado, Hougan argumentou que forças mais profundas e sustentadas estão moldando a trajetória das criptos:

Existem forças maiores agindo em cronogramas que não estão sincronizados com o ciclo de quatro anos anterior.

O executivo da Bitwise citou o movimento de vários anos de ativos para fundos negociados em bolsa, desenvolvimentos regulatórios iniciados no início de 2025, e a aceleração da adoção em instituições financeiras. “A adoção institucional mais ampla está apenas começando (ETFs ainda sendo aprovados em plataformas de contas nacionais, pensões e doações apenas agora considerando cripto, etc.),” ele escreveu.

A participação no mercado está se expandindo à medida que as finanças tradicionais aumentam seu envolvimento. Hougan notou: “Wall Street está apenas começando a investir em cripto, e investirá bilhões nos próximos trimestres e anos. Isso começou de forma significativa com a aprovação do Genius Act este mês.” Concluindo com uma perspectiva cautelosamente otimista, ele afirmou:

Todos esses fatores me sugerem que as forças pró-cripto de longo prazo irão superar as forças clássicas do ‘ciclo de quatro anos’, na medida em que elas existam, e que 2026 será um bom ano.

Ele temperou as expectativas com um comentário final: “Posso estar errado, e tenho certeza de que haverá uma volatilidade significativa. E acho que será mais um ‘boom sustentado e estável’ do que um super-ciclo.”

 

Fonte: news.bitcoin

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS