Coleção de NFTs inspirados no Rio de Janeiro fomenta iniciativa social e educacional

Por 13/03/2023
13/03/2023

O artista Albarte, em parceria com a Borderless Money, lançou uma coleção de NFTs Sustentáveis inspirados no Rio de Janeiro. Três das obras da coleção foram doadas à Educar+, e podem ser adquiridas até o próximo sábado (11). Os preços dos NFTs variam entre US$ 10 e US$ 50, e parte do valor arrecadado será repassado à Educar+.

Impacto dos NFTs

Albarte é um artista do Complexo do Chapadão, no Rio de Janeiro, e usou referências da sua realidade para criar uma coleção de obras transformadas em NFTs, em parceria com a Borderless Money.

Chamados de NFTs Sustentáveis, essas artes têm a missão de garantir a sustentabilidade de projetos sociais, e precisam ter ligação com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD) da Organização das Nações Unidas (ONU). É o caso da ONG Educar+.

A Educar+ é um projeto que atua na favela do Final Feliz, também do Complexo do Chapadão, levando novas tecnologias para mais de 100 crianças da comunidade. Ações como a doação de três NFTs da coleção de Albarte, dos quais parte dos valores serão repassados à ONG, são fundamentais para a manutenção da Educar+, diz sua fundadora e CEO, Carol Santos.

“Ter como parceiros projetos que carregam consigo missão e valores semelhantes aos nossos é fundamental. Com a venda dos NFTs, além de apoiar e ajudar a lançar um artista periférico do nosso território, estaremos garantindo a sustentabilidade dos nossos projetos de tecnologia. São essas parcerias que tornam possível o trabalho feito pelo Educar+ todos os dias, e prova que arte e tecnologia podem e devem ser acessíveis”, afirma Santos.

NFTs da coleção NFTs Sustentáveis doados à Educar+. Fonte: divulgação

Cultura e tecnologia são dois dos três pilares da Educar+, que também incluem a educação. Até hoje, mais de 300 crianças e jovens foram impactados pelas ações da ONG, que segue atendendo diariamente as famílias dos participantes do programa.

As mães de alunos, por exemplo, recebem ensino de informática básica. O apoio também se dá por meio de cestas básicas, com a distribuição de mais de 1.500 delas durante a existência da Educar+.

Pedro Bruder, cofundador da Borderless Money, avalia que será possível arrecadar até US$ 25 mil. Bruder diz que 50% do valor arrecadado será destinado à Educar+, 25% serão direcionados à ODS Educação de Qualidade, 10% serão repassados a Albarte e os 15% restantes serão usados para custear a campanha.

“A ONG Educar+ é referência em fazer a Web3 chegar a lugares ainda não acessados e mudar a vida de pessoas a partir disso, o que vai ao encontro da nossa missão de impulsionar iniciativas que geram um impacto positivo no mundo”, conclui Bruder.

Fonte: cointelegraph