Como o Bitcoin supera seus desafios

Por 18/06/2023
18/06/2023


Apenas 15 anos depois de seu lançamento, Bitcoin já viu uma história extraordinária de sucesso. Houve um período de apenas alguns poucos anos quando esta criptomoeda regularmente parecia estar saltando em valor por fatores de 10 de cada vez. Atingiu seu pico em novembro de 2021, com um valor a norte de US$ 65 mil.

Desde então, temos visto um crescimento de 18 meses para a indústria de criptomoedas em geral. Mas o progresso raramente é uma linha reta, e muitos especialistas estão firmemente convencidos de que as alturas mais altas do Bitcoin ainda estão por vir.

Uma das maiores evidências para isso é a robustez claramente demonstrada do Bitcoin e sua capacidade de superar desafios – saindo cada vez mais fortes. Vamos dar uma olhada rápida em algumas das maneiras em que o Bitcoin mostrou que pode enfrentar os desafios atuais antes de especulamos sobre como o futuro do Bitcoin pode ser.

A última audição sobre o regulamento das criptomoedas

Bitcoin e Ether atingirão fundo no começo de 2023, afirma Huobi Research
Foto: Freepik

Uma recente audiência no Senado teve o título de “Cripto Crash: Por que as salvaguardas do sistema financeiro são necessárias para ativos digitais”. Essa linguagem vinda das autoridades (e, em particular, nos EUA, da SEC) não será novidade para quem acompanha o setor. Mas embora possa parecer uma má notícia para criptomoedas, há outras razões pelas quais pensamos que há indicações positivas para o futuro da “criptomoedas versus regulamentação”.

O republicano Tim Scott e o democrata Sherrod Brown presidiram a audiência do Senado. Ele se concentrou no que alguns representantes percebiam como uma necessidade crescente de regulamentação no espaço criptográfico. Para ilustrar isso, os críticos apontaram escândalos recentes e colapsos na indústria. Argumentaram que era hora de o governo tomar uma parte mais firme no policiamento dessas moedas descentralizadas.

Após anos de audição, repetida em várias versões que são muitas vezes facilmente contestadas, o corpo principal desse argumento está agora a ficar cansado. No entanto, uma nova preocupação que foi levantada posteriormente por um número de especialistas em criptografia e entusiastas foi a possível indicação de ver a cripto se tornar uma questão política partidária.

Até o momento, a conversa criptográfica tem sido tipicamente muito mais matizada e complexa do que simplesmente estar ligada a posições tradicionais de anel esquerdo ou direito. Seria lamentável, dizem esses especialistas, se a discussão sobre uma nova tecnologia revolucionária com tanto potencial quanto a criptografia tivesse sido reduzida ao nível das narrativas básicas de “nós contra eles”.

No entanto, a SEC tem até à data determinado que o Bitcoin está isento da classificação como um título. A decisão imediatamente aumentou o valor do Bitcoin, particularmente em comparação com outras fichas, como Ethereum e Solana.

Um dos principais fatores que ajudam a manter o Bitcoin fora das mandíbulas dos reguladores é o fato de ele ter tanto sucesso em sua missão de descentralização. Muitas outras criptas têm figuras públicas, CEOs e fundadores associados a eles… o tipo de pessoas que os governos podem pressionar ou intimar. Bitcoin, em comparação, foi desenvolvido por Satoshi Nakamoto – que prontamente desapareceu logo depois. Não deixa muito para os reguladores trabalharem, e até agora conseguiu manter o Bitcoin um passo à frente de todos eles.

Poderá a autorregulação ser um compromisso aceitável?

Foto: Unsplash

Até certo ponto, pode-se dizer que os defensores e detratores do Bitcoin querem a mesma coisa. Nenhum dos grupos costuma se beneficiar de acidentes ou fraudes e ambos querem que os investidores possam desfrutar de algum grau de segurança. Onde eles diferem, é que muitos críticos acreditam que as criptomoedas são fundamentalmente arriscadas e não possuem valor real a longo prazo. Enquanto os especialistas no campo da criptomoeda simplesmente argumentam que a indústria está crescendo, evoluindo, e sempre terá espaço para melhorias.

Nesse sentido, uma ideia que tem sido posta em prática é a de que a indústria de criptografia pode criar suas próprias organizações autorreguladoras (SROs). O mundo financeiro tradicional já possui tais organismos, pelo que a implementação de uma abordagem semelhante no âmbito da criptografia não seria invulgar, nem particularmente difícil. Além disso, ao apaziguar órgãos como a SEC com esses esforços simbólicos em direção à autorregulação, a mudança poderia inevitavelmente ajudar a solidificar e legitimar ainda mais a presença da criptomoeda como um mercado financeiro viável que veio para ficar.

Seguros pessoais com Bitcoin

Bitcoin se mantém estável enquanto investidores aguardam dados da inflação. XRP e Polygon se destacam na manhã desta quinta-feira (8)
Foto: Unsplash

Regulamentação em todo o setor está muito bem, mas também há ações individuais que podemos tomar a fim de garantir a segurança dos nossos investimentos em Bitcoin. Vale sempre a pena reservar um momento apenas para rever o conselho comum de melhores práticas – um exemplo primordial do qual é que nunca se deve investir mais dinheiro do que se poderia confortavelmente dar ao luxo de perder.

Também pagará para ter tempo para pesquisar suas estratégias de investimento. Isso significa apenas comprar e negociar Bitcoins através de plataformas on-line populares e muito apreciadas – ao mesmo tempo em que garante que sua carteira criptográfica oferece segurança e utilidade.

Em termos de plataformas, há cada vez mais conversas entre especialistas em criptografia on-line sobre a plataforma conhecida como Bitcoin Trader. Vários números respeitados na indústria alegaram que esta é uma plataforma popular com a capacidade de economizar tempo, esforços e stress dos usuários, emparelhando-os com corretores bem adaptados e ajudando-os a evitar as várias plataformas de fraude que existem atualmente no mercado. Além disso, diz-se que a plataforma oferece um vasto portfólio de ferramentas de negociação úteis que podem realmente dar a qualquer comerciante uma vantagem adicional na sua jornada de investimento.

Estabilidade em escala global

Todos os mercados financeiros são voláteis. Quaisquer ilusões em contrário devem ter sido certamente esmagadas após a recessão global de 2007-2009. Desde então, temos visto um enorme crescimento em alguns setores, quedas em outros, e muitas vezes essa atividade está intimamente ligada às tecnologias em desenvolvimento… ou mesmo, às economias em desenvolvimento (mais sobre isso em um momento).

Criptomoedas certamente não são imunes a tal volatilidade do mercado. Para muitos entusiastas de criptografia, as recentes quedas no valor de 2022 que foram descritas como um “inverno cripto” foram uma surpresa inesperada. Mas talvez sirvam apenas como evidência de que as indústrias de criptografia não são tão diferentes dos mercados financeiros tradicionais.

Recentemente, no entanto, temos visto um novo desenvolvimento que sugere uma nova direção muito emocionante para Bitcoin para evoluir – e poderia certamente reforçar um muito mais estabilidade, ajudando a melhor preparar a criptografia contra quaisquer flutuações do mercado no futuro.

Em El Salvador e na República Centro-Africana, o Bitcoin foi aceito como um curso legal oficial. Isto pode revelar-se uma mudança muito sensata na perspectiva da liderança local. Em países em desenvolvimento com questões de estabilidade do governo ou altas taxas de criminalidade, investir oficialmente em criptografia faz muito para colocar as reservas do país fora do alcance dos criminosos. Mas ao dotar cada cidadão com uma dotação criptográfica, como tem sido feito em El Salvador, o país aposta pesadamente no que pode vir a ser um ganho maciço no futuro. Isso efetivamente prepararia o país para uma enorme vantagem do século 21 contra muitas nações de tamanho semelhante.

Do ponto de vista do Bitcoin, a parceria apresenta o mesmo potencial de ganhos. Quanto mais pessoas há com investimentos Bitcoin, mais estável a moeda se torna. Ao ligá-lo às economias de países inteiros do mundo real (ou seja, economias apoiadas por PIBs nacionais, cujo valor muda muito mais lentamente do que os caprichos dos investidores individuais da “baleia-cripto” poderiam), essa é uma enorme âncora que mantém os preços firmes contra a potencial flutuação – e isso augura muito bem para o crescimento futuro e a estabilidade da ficha.

Rumo ao futuro do Bitcoin

Toda inovação nova enfrenta desafios. A verdadeira medida de valor é quão bem eles são capazes de se adaptar. Bitcoin certamente enfrentou sua parte de flutuações, acidentes e escândalos ao longo dos anos! Você poderia dizer que tem sido uma verdadeira montanha-russa de um passeio – mas os altos apenas continuam ficando mais altos, enquanto às vezes e novamente, Bitcoin demonstrou sua notável capacidade de se adaptar a novas realidades. Tudo isso nos deixa muito empolgados para ver o que o futuro do Bitcoin tem em estoque para nós.

Fonte: criptofacil

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS