Como os tokens podem impactar positivamente a nossa sociedade

Por 02/10/2022
02/10/2022

Um dos grandes debates acerca dos criptoativos é o grande impacto negativo que eles podem ter para o meio ambiente, uma vez que, para minerar algumas criptomoedas, é preciso usar um poder computacional potente.

Esses debates levantados são extremamente válidos e relevantes, por isso já existem formas de minerar algumas criptomoedas e até mesmo tokens criados para focar na transformação positiva da sociedade de do meio ambiente, como é o caso dos tokens de impacto.

Neste artigo, irei explicar mais sobre como é o funcionamento desses tokens de impacto, além da importância de levar os debates sobre investimento para muito além da nossa bolha financeira!

Como funcionam os tokens de impacto?

Para entender mais sobre os tokens de impacto, é preciso voltar aos conceitos básicos. Um token é a representação digital de uma fração de qualquer ativo real que tenha algum valor econômico e que possa ser negociado, seja ele tangível ou intangível.

Um dos grandes trunfos da tokenização é o que chamo de democratização dos investimentos, uma vez que, como os tokens podem ser comprados a valores mais acessíveis, mais pessoas podem adentrar o universo dos investimentos e mudar suas vidas.

Os tokens de impacto são uma categoria de tokens que representam partes digitais de ativos que têm o objetivo de causar transformações positivas, seja no âmbito social ou ambiental, além de fornecer a possibilidade de oferecer aos investidores retornos financeiros.

Ou seja, se você se interessou por esses tokens de impacto e quer tê-los em sua carteira, terá a possibilidade de receber um pagamento pré-estabelecido (com prazos definidos) sobre os recebíveis de negócios que realizam ações voltadas para a transformação positiva da sociedade e do meio ambiente.

Por que diversificar sua carteira de investimentos com tokens de impacto?

Como falei acima, a tokenização trouxe a democratização dos investimentos, permitindo que não apenas o grande investidor possa fazer parte disso tudo. Você, pequeno investidor que está atrás de opções de investimentos que caibam em seu orçamento, pode escolher os tokens de impacto!

Entre as vantagens de investir nos tokens de impacto, destaco a possibilidade de você conhecer exatamente no que será aplicado o dinheiro que você deixou rendendo.

Além disso, existe o retorno financeiro, somado ao fato de ser um investimento que evita alto risco e volatilidade, algo bastante comum no universo cripto. Mas é importante ressaltar que todo investimento pode ter riscos.

Além disso, quando você escolhe os tokens de impacto como opção de investimento, tem a oportunidade de realizar uma pequena ação que será extremamente transformadora para a sociedade, como, por exemplo,o financiamento de pequenos produtores orgânicos, empreendimentos habitacionais, projetos de energia limpa, negócios voltados para a moda consciente, projetos sociais para pessoas de baixa renda e muito mais!

Posso citar como exemplo o Token de Impacto 4Y2 que a Liqi lançou em parceria com a Gaia e tem foco no alto impacto social nas comunidades.

Espero que você tenha entendido mais sobre os tokens de impacto e como eles são transformadores para a nossa sociedade, independente de ser pequeno ou grande investidor.

Quando você escolhe esse tipo de investimento, pode ter acesso a retornos financeiros e, além disso, deixar uma marca positiva para o futuro do planeta, principalmente nos âmbitos sociais e ambientais.

Investir em tokens de impacto é a verdadeira inovação consciente e o impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade!