Compreendendo Proof of Stake, Proof of Work e Tokens

Por 17/09/2021
17/09/2021

À medida que navegamos no complexo mundo das criptomoedas, é especialmente importante ter um entendimento claro de como cada rede opera, como novos tokens são criados e a razão de seus designs exclusivos.

Existem dois principais mecanismos de consenso - algoritmos usados ​​por sistemas distribuídos que permitem que a rede trabalhe em conjunto e permaneça segura - usados ​​por criptomoedas: proof of work e proof of stake. Esses métodos são usados ​​para proteger a blockchain, verificar transações, incluir transações no histórico do blockchain e criar novas moedas e tokens.

Proof of work (PoW)

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda a implementar a prova de trabalho - o mecanismo de consenso usado pelo Bitcoin que permite que a rede permaneça segura. Freqüentemente, você ouvirá o termo “mineração” no contexto de criptomoeda. Essa expressão está se referindo a esse mecanismo de prova de trabalho. Uma tremenda quantidade de energia (poder de computação e eletricidade) é necessária para proteger a blockchain e, portanto, os mineradores são recompensados ​​por ganhar uma distribuição de novas moedas após auditarem o blockchain com sucesso.

Em todo o mundo, os mineradores estão competindo para proteger a blockchain do Bitcoin e ganhar uma recompensa monetária. A recompensa é atualmente de 6,25 BTC, emitida aproximadamente a cada 10 minutos. Essa recompensa acabará diminuindo para zero, já que o suprimento de Bitcoin é limitado a 21 milhões de moedas. Esse limite existe porque esse é o número máximo de moedas que podem ser geradas, de acordo com o código escrito pelo criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto.

A prova de trabalho é um mecanismo comprovado e, portanto, confiável e usado pelo Bitcoin. Quando o valor monetário da rede bitcoin aumenta, os mineradores são incentivados financeiramente a ingressar na rede. Isso, por sua vez, fortalece a blockchain e melhora a segurança. Por causa da tremenda energia necessária para minerar a blockchain do Bitcoin, é impossível para uma única entidade assumir o controle da cadeia, preservando assim a descentralização e integridade da moeda.

Proof of Stake (PoS)

Os desenvolvedores rapidamente perceberam que os blocos de proof of work têm problemas para escalar e criaram criptomoedas como a Ethereum (especificamente Ethereum 2.0) que agora depende de proof of stake - onde os validadores depositam moedas para ganhar o direito de verificar uma transação e adicioná-la a blockchain - como o mecanismo de consenso.

(Nota importante: Ethereum acabou de ter uma atualização, EIP 1559 , em sua jornada de Ethereum 1.0 (PoW) para Ethereum 2.0 (PoS), que resultou em mais de 173.000 ETH sendo queimados (destruídos). Isso até agora levou a um 45 % de redução líquida na emissão de novos tokens ETH, que muitos especulam que continuará a elevar o preço (oferta vs. demanda). À medida que mais ETH fica bloqueado para estaca, a oferta se tornará cada vez mais escassa, tirando uma página do manual da escassez de Bitcoins.)

Ethereum e outros blockchains habilitados para contratos inteligentes processam um número significativo de transações quando comparados a moedas de contratos não inteligentes, como bitcoin. A Ethereum atualmente processa mais de 1.000.000 de transações por dia, o que aumentará muito mais do que isso quando a atualização ETH 2.0 for concluída. Em comparação com aproximadamente 200.000 transações por dia no Bitcoin, é fácil ver por que os problemas de dimensionamento precisam ser resolvidos.

A Ethereum, por exemplo, é necessária para processar suas próprias transações, executar transações de contrato inteligente, transações NFT , etc. Então, o proof of stake é a solução ideal para os problemas de escala que os mecanismos de proof of work não são capazes de resolver atualmente.

Nem todas as moedas operam com as mesmas regras, embora o conceito de validação seja consistente de moeda para moeda. Os participantes do mercado, muitas vezes chamados de validadores, são obrigados a “apostar” (contribuir) com um certo número de moedas para ajudar a validar as transações. Cada validador qualificado tem a capacidade de ganhar uma recompensa. A rede recompensa os validadores com base principalmente na posse.

Para tornar isso o mais simples possível: quanto mais poderoso seu computador e mais energia você coloca nele, maiores são suas chances de ganhar uma recompensa de mineração por proof of work. Quanto maior sua carteira e mais firme seu compromisso, maiores serão suas chances de ganhar uma recompensa de validação de proof of stake. O aumento da dedicação de recursos para a validação aumenta a probabilidade de ser um validador premiado.

Tokens

Os tokens, por outro lado, estão fora da família de criptomoedas de proof of work e proof of stake. Eles não são uma moeda em si, mas sim uma unidade de medida que existe no topo de uma estrutura de criptomoeda existente. Eles são normalmente usados ​​para representar ativos físicos, como imóveis ou colecionáveis, ativos digitais, como capacidade de processamento ou armazenamento e finanças descentralizadas (DeFi) .

Recomendar uma alocação em bitcoin para um cliente dependerá de sua tese de investimento, recomendar ethereum ou outras moedas de prova de aposta dependerá de sua tese de investimento e o mesmo vale para aconselhar sobre tokens. É importante observar que cada token é único e qualquer conselho aplicável a um token específico não pode ser aplicado a outros tokens - da mesma forma que se você estivesse dando conselhos sobre ações individuais. Não só é importante entender os fundamentos da criptomoeda, mas é ainda mais importante saber como a criptomoeda ajuda os clientes a alcançar seus objetivos.

Fonte: coindesk