Conheça o mercado Bitcoin

Por 28/02/2018
28/02/2018


Em primeiro lugar é preciso entender o que é uma moeda virtual, criptomoeda, ou como é comumente chamada, bitcoin. Há nove anos, a moeda bitcoin foi criada para efetuar transações financeiras sem que haja a intermediação de bancos ou autoridades financeiras. Saiba mais, clique aqui.

Para se ter uma ideia das vantagens do dinheiro virtual, ele pode ser usado para reservar hotéis na Expedia, comprar móveis em Overstock e comprar jogos Xbox. Mas grande a maioria dos investidores do bitcoin market quer ganhar dinheiro com a negociação da moeda digital. Isso porque o preço do bitcoin disparou em 2017.

Com uma carteira digital o bitcoin pode ser usado para comprar mercadorias de forma anônima.

Além disso, os pagamentos internacionais são fáceis e baratos porque a moeda virtual não está vinculada a nenhum país ou está sujeita a regulação por nenhuma lei estatal específica. Isso significa, por exemplo, que não há taxas como acontece no cartão de crédito no caso de compras de outros países.

De certa forma pode-se comparar a compra e venda de Bitcoins com investimentos em ações da bolsa de valores, que inclusive estão amadurecendo seu interesse na moeda virtual.

O interesse das operadoras de crédito é crescente, já que muitas pessoas apenas compram bitcoins como um investimento, na esperança de que eles aumentem o valor de venda.

A maneira como os bitcoins entram no mercado é mais ou menos como a compra e venda do ouro, o metal mais raro e caro do mundo. Por isso, os investidores de bitcoins dizem que os dois são obtidos por processos de mineração. Só que para minerar bitcoins é preciso um computador potente ligado em rede e o software adequado. Saiba como comprar e vender bitcoins.

Mas como comprar? Muitas empresas especializadas, denominados bitcoin exchanges, ou intercâmbios de bitcoins, permitem que as pessoas comprem ou vendam bitcoins usando moedas diferentes. As internacionais Coinbase, juntamente com Bitstamp e Bitfinex são as líderes de mercado. Contudo, por ser uma transação virtual, a segurança é primordial – dezenas de milhões de bitcoins foram roubados do Bitfinex quando o software foi pirateado em 2016.

Os bitcoins são armazenados em uma carteira digital, que existe na nuvem ou no computador do usuário. A carteira digital é uma espécie de conta bancária virtual que permite aos investidores enviar ou receber bitcoins, pagar bens ou economizar dinheiro. Ao contrário das contas bancárias, as carteiras bitcoin não estão seguradas pelos Bancos Centrais.

Por isso, embora cada transação bitcoin tenha um registro público, os nomes de compradores e vendedores nunca são revelados - apenas suas identificações de carteira. A vantagem é que isso mantém as transações dos usuários de bitcoin privadas.

Ainda não se sabe o que futuro do bitcoin, mas países como Japão, China e Austrália começaram a pesar os regulamentos em torno da moeda virtual mais valiosa do mundo.

Gostou das dicas? Continue conectado e fique por dentro das novidades sobre bitcoin aqui no portal!


COMENTÁRIOS