Criptomoedas aparecem na prova do ENEM

Por 15/11/2023
15/11/2023

Realizado neste domingo (12), o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) trouxe 90 perguntas sobre diversos temas, incluindo criptomoedas. Os alunos tinham 5 horas para responder a todas as questões, deixando pouco mais de 3 minutos para assinar a resposta correta de cada pergunta.

Embora a questão sobre criptomoedas não necessitasse de conhecimento na área, era preciso usar da lógica para encontrar a resposta. A pergunta pode ser vista abaixo.

“Um investidor iniciante observou o gráfico que apresenta a evolução dos valores de duas criptomoedas A e B em relação ao tempo”, aponta a prova do ENEM. “Durante horas consecutivas, esses valores foram observados em nove instantes, representados por horas exatas.”

“Em quantos desses instantes a criptomoeda A estava mais valorizada que a criptomoeda B?”

Entre as possíveis respostas estavam 3, 4, 6, 7 e 9 vezes em que a criptomoeda A estava mais cara que a criptomoeda B.

Professor explica raciocínio para encontrar resposta sobre criptomoedas na prova do ENEM

Com mais de 650 mil visualizações, um vídeo do professor Rafael Dombrauskas explica o que os alunos deveriam ter feito para encontrar a resposta. Para facilitar a conta, o professor criou uma espécie de placar na página, marcando quantas vezes cada criptomoeda estava valendo mais que a outra.

“Às 17 horas, a [criptomoeda] B está valendo mais que a [criptomoeda] A, porque o valor da altura da B é maior que da A. Então vou fazer um ponto pra B”, explica o professor, passando ponto a ponto. “Às 14 horas é o primeiro momento que a [criptomoeda] A ganha, porque está acima [da B].”

“São quatro vezes que a [criptomoeda] A estava melhor que a [criptomoeda] B. Então adivinha? Gabarito letra B, de bacana.”

Vários alunos afirmaram que acertaram “no chute” ou que então usaram outra lógica para chegar na mesma resposta. Alguns explicaram que para encontrar a resposta era ainda mais fácil.

“Tracei uma reta do 0 ao ponto 6,6. Os que estavam na parte superior era B e os que estavam na parte inferior era A”, comentou um estudante.

Por fim, com um tempo tão curto para responder a cada questão, alguns estudantes podem ter ficado nervosos e por conta disso erraram a resposta. “Acabei interpretando errado”, disse um deles no comentário do vídeo. “Eu não entendi esse gráfico”, comentou outra estudante, lamentando-se.

Fonte: news.bitcoin