Crypto.com é patrocinadora oficial da Copa do Mundo 2022 da FIFA no Catar

Por 24/03/2022
24/03/2022

A FIFA, maior entidade de futebol do mundo, anunciou que a exchange de criptomoedas Crypto.com será a patrocinadora oficial de sua próxima Copa do Mundo no Catar, que acontece no fim deste ano.

Em um anúncio, a associação disse que a marca da Crypto.com aparecerá dentro e fora dos estádios da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022, programada para começar em novembro de 2022. A exchange de criptomoedas oferecerá oportunidades para seus usuários assistirem a partidas e ganharem produtos promocionais oficiais como parte do patrocínio.

De acordo com o diretor comercial da FIFA, Kay Madati, o acordo ajudará a expandir os jogos “em escala global”, citando as parcerias da Crypto.com com outras entidades ao redor do mundo. Em novembro, a exchange fechou um acordo de naming rights com o Staples Center, grande sede de esportes e entretenimento com sede em Los Angeles, mudando de nome para Crypto.com Arena pelos próximos 20 anos. A Crypto.com também fez parceria com a Australia Football League em um acordo de US$ 25 milhões, assinou um contrato de patrocínio de US$ 100 milhões com a Fórmula 1 e assinou um contrato de patrocínio de US$ 175 milhões por 10 anos com o Ultimate Fighting Championship.

Embora a negociação de criptomoedas, incluindo o Bitcoin (BTC), seja ilegal no Catar desde que o banco central do país anunciou a proibição em 2018 - e reafirmado em janeiro de 2020 pela Autoridade Reguladora do Centro Financeiro do Catar - a Crypto.com provavelmente alcançará um público mais internacional, dado a popularidade do futebol no cenário mundial. A FIFA informou que mais de 3,5 bilhões de pessoas assistiram à Copa do Mundo da FIFA 2018 na Rússia, com mais de um bilhão assistindo à final entre França e Croácia.

Faltando menos de oito meses para o início da Copa do Mundo, o evento tem sido marcado por denúncias de corrupção e suborno que remontam ao processo de licitação do Catar 2022. Em abril de 2020, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou três indivíduos ligados ao “pagamento e recebimento de propinas e propinas” para a escolha da sede da Copa do Mundo pela FIFA, inclusive na Rússia em 2018 e neste ano no torneio no Catar. Além disso, a organização não-governamental internacional Human Rights Watch denunciou abusos e condições análogas aos trabalhadores contratados para a construção sa infraestrutura do evento.