Curitiba avalia aceitação de criptomoedas para pagamentos de impostos

Por 17/10/2022
17/10/2022


Mais e mais municípios estão incluindo criptomoedas como parte de seus planos de desenvolvimento e arrecadação de impostos. Desta vez é Curitiba, capital do estado do Paraná no Brasil, que está considerando aceitar pagamentos em criptomoeda para impostos municipais. A arquiteta deste projeto é a vereadora Noemia Rocha, que sugeriu que a cidade deveria considerar como isso poderia ser alcançado com a ajuda de empresas de pagamento terceirizadas.

A proposta reconhece a aceitação das criptomoedas no Brasil e leva Curitiba, que é considerada um hub de tecnologia no país, a explorar essa possibilidade por suas características. Sobre essa visão da funcionalidade da proposta, Rocha afirmou:

As criptomoedas tornaram-se ativos financeiros de imensa popularidade na economia mundial e já são formas alternativas à 'nacionalização da moeda', como pode ser visto nas inúmeras operações realizadas por meio do ambiente virtual.

Inspirado no Rio de Janeiro

A vereadora Rocha esclareceu ainda que esta proposta se inspira nos avanços que o Rio de Janeiro tem feito nessa área, já tendo anunciado que aceitará esse tipo de pagamento de tributos municipais em 2023. Ela acredita que esta pode ser uma boa oportunidade de atualização o sistema de pagamentos desses impostos para incluir esse novo tipo de moeda.

O projeto de lei, que será votado de forma simbólica nesta próxima semana, terá que ser analisado pelo prefeito de Curitiba para analisar sobre sua implementação. No entanto, o executivo não tem obrigação de aprovar o projeto, pois ele é apresentado como sugestão.

Outras cidades também estão em processo de implementação da aceitação da criptomoeda para pagamento de impostos municipais. Uma delas é Buenos Aires, que como parte de seu esforço de digitalização visa incluir esses pagamentos e um novo sistema de identificação baseado em blockchain para simplificar as formalidades que cada cidadão deve cumprir a cada ano.

No entanto, Mendoza, uma província argentina, está aceitando pagamentos de impostos em criptomoedas por meio de um provedor de pagamentos desde agosto, recebendo moeda nacional entregue por essa empresa de pagamentos. As moedas atualmente aceitas são stablecoins como USDC, USDC e DAI.

Fonte: news.bitcoin

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS