Dados mostram que a alegação de "queda do preço do Bitcoin antes dos vencimentos do CME" é um mito

Por 18/05/2021
18/05/2021

Historicamente, a atividade em torno do vencimento de futuros e opções mensais de Bitcoin (BTC) tem sido responsabilizada pelo enfraquecimento do impulso de alta. Alguns estudos de 2019 encontraram uma queda média de 2,3% no preço do BTC 40 horas antes da data de liquidação dos futuros do CME.

No entanto, como foi relatado em junho de 2020, o efeito desapareceu. Embora 2020 pareça ter rejeitado o potencial impacto negativo dos vencimentos do CME, até agora, o ano atual parece validar a teoria. O preço do Bitcoin foi suprimido antes do vencimento de futuros e opções nos primeiros três meses de 2021.

Desempenho do Bitcoin antes e depois da expiração do CME, USD.

Alguns investidores e traders apontaram que a incrível alta do Bitcoin após as recentes datas de vencimento de futuros e opções tornou-se uma tendência.

O BTC se recuperou efetivamente nos dias seguintes ao vencimento, mas a expansão desta análise revela uma tendência menos do que satisfatória.

Três eventos consecutivos não provam uma tendência

Os últimos 13 meses foram espetaculares para o Bitcoin, já que a criptomoeda registrou ganhos de 788%. Agosto de 2020 acabou por ser o pior mês, com o BTC a apresentar um desempenho negativo de 7,5%. Assim, a escolha de pontos de partida aleatórios dentro do mês provavelmente mostrará uma tendência positiva semelhante.

Por exemplo, se usarmos a fase da lua do “quarto minguante” como proxy, as chances de uma alta ocorrer após cada evento são muito altas.

Desempenho de Bitcoin após“Último Trimestre”, USD.

Conforme descrito acima, de fato, o Bitcoin se recuperou após cinco das últimas seis ocorrências. A única conclusão pode ser que as tendências positivas são a norma e não a exceção durante as corridas de touros.

Embora possa haver alguma explicação para a razão por trás do baixo desempenho do Bitcoin no final do mês, essas são apenas hipóteses.

Mesmo que os formadores de mercado e as mesas de arbitragem possam se beneficiar da supressão do preço após uma alta, outras forças, incluindo os futuros de alavancagem comprados e detentores de opções de compra, equilibrariam isso.

O preço do Bitcoin não caiu em três dos últimos sete vencimentos

Portanto, faz sentido analisar o potencial de supressão de preços antes do vencimento, em vez de procurar explicações para uma alta durante um mercado em alta.

Desempenho do Bitcoin antes e depois da expiração do CME em 2020, USD.

Os vencimentos de outubro e dezembro de 2020 não apresentaram qualquer pressão negativa antes dessas datas. Enquanto isso, o desempenho positivo de 12% nos cinco dias que antecederam o vencimento mais recente em 30 de abril também coloca um grande ponto de interrogação sobre o quão significativo é o evento CME.

Considerando que não houve uma queda de preço antes dos vencimentos mensais de futuros e opções em três das últimas sete instâncias, esta evidência deve colocar um prego no caixão do mito infundado.

Conforme mencionado anteriormente, é improvável que a tentativa de desenvolver teorias sobre por que os vendedores agiram de forma mais agressiva em datas específicas produza resultados.

Conforme mostrado acima, o preço do Bitcoin não apresentou desempenho inferior em três dos últimos sete vencimentos. Uma taxa de sucesso de 57% não deve definir uma tendência quando um desempenho positivo após uma data específica for provado comum durante uma corrida de touros.

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões do Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Fonte: Cointelegraph