Debate Descentralizado: Tecnologias descentralizadas e a liberdade do indivíduo

Por 26/01/2022
26/01/2022


Diferentemente de uma plataforma de gestão centralizada, onde um ente que está no topo da hierarquia possui a mais alta autoridade dentro de uma empresa, esse tipo de administração descentralizada tem como base a autonomia de toda a comunidade no processo de tomada de decisão e de soluções de problemas. Hoje, plataformas de informações descentralizadas estão competindo contra grandes empresas midiáticas tradicionais, fazendo com que elas passem por um processo de decadência, falência e desaparição e, com isso, permitindo que o indivíduo crie seu próprio conteúdo, fale o que quiser e seja monetizado sem ter a sua liberdade de expressão acirrada por uma grande corporação por trás. O problema é que muitos ainda não conhecem esse mundo, ainda mais com a facilidade que hoje as Big Techs têm de prender a atenção das pessoas dentro da plataforma delas.

Hoje vivemos numa prisão em relação à liberdade de expressão, corremos o risco constante de sermos censurados. Alguém determina, dentro de uma Big Tec, o que você pode falar ou não, o que é fake news ou não. O estado está mais à mercê das Big techs do que elas do estado, a intervenção (através dos meios legais do estado) dentro dessas grandes plataformas é mínima. Quando os dois se juntam, o indivíduo é massacrado, pois ele passa a não ter liberdade nem na rua, nem na internet. Uma tirania completa. A grande dificuldade é fazer com que essas pessoas acostumadas com as mídias tradicionais migrem para as tecnologias descentralizadas, que contribuem com a liberdade de expressão (promovendo a ascensão da autoridade individual sobre um tema específico) e financeira (monetizando em cima disso através das criptomoedas).

Neste domingo (23/01/2022), o canal Rodrix Digital se juntou a dois especialistas, o Rafael Steinfeld, Advogado, especialista em Direito Tributário, investidor e entusiasta de criptomoedas e Rocelo Lopes, formado em computação, já trabalhou em empresas de suporte e consultoria para big techs para discutir sobre como essas plataformas descentralizadas limitam o poder governamental e implica em um possível novo estado Blockchain sobre 5 perspectivas:

  1. Youtube, Facebook e Twitter Vs Plataformas descentralizadas
  2. Liberdade de expressão
  3. Bic Tec Vs Mídias tradicionais
  4. Fiat Vs Cripto
  5. O novo estado blockchain

Quer saber como essa conversa se desenrolou? Então não perca o mais recente Debate Descentralizado:


COMENTÁRIOS