Desenvolvedores da Ethereum definirão data da atualização Dencun em 8 de fevereiro

Por 04/02/2024
04/02/2024

Os desenvolvedores da Ethereum planejam definir a data de lançamento da atualização Dencun na rede principal na próxima quinta-feira, 8 de fevereiro. A Dencun implementará várias Propostas de Melhoria da Ethereum (EIPs), incluindo o proto-danksharding, que deverá reduzir os custos de transação em redes de camada 2.

Em uma postagem de 1º de fevereiro no Reddit, o desenvolvedor do Ethereum Core, Tim Beiko, disse que os testes recentes da atualização "correram muito bem" e destacou os principais detalhes da chamada All Developer Execution Call (ACDE) 180, na qual, em 30 de janeiro, os desenvolvedores da Ethereum destacaram o sucesso do hard fork da rede de testes Sepolia bem como a próxima atualização da rede de testes Holesky agendada para 7 de fevereiro.

A atualização Dencun inclui várias alterações importantes nas camadas de consenso e de execução da Ethereum, descritas em uma postagem no blog da Fundação Ethereum divulgada em 24 de janeiro.

Trata-se da primeira atualização da rede desde a Shapella, executada na rede principal da Ethereum em 12 de abril de 2023. A atualização permitiu a retirada de Ether mantido em staking e foi considerada uma atualização importante para integrar mais investidores institucionais à Ethereum.

"Supondo que tudo pareça bem até lá, escolheremos um horário para o hard fork da rede principal na ACDC [All Core Developers Call] da semana que vem", disse Beiko. A próxima ACDC está programada para o final da semana que vem.

A vice-presidente de pesquisa da Galaxy Digital, Christine Kim, fixou em 80% as chances de ativação da Dencun na rede principal até o final de março, acrescentando que também é possível que a Dencun entre em operação até o final de fevereiro, mas disse que as chances de isso acontecer estavam próximas de 40%.

Notas rápidas da conferência de desenvolvedores da Eth de hoje, a ACDE #180:
- Os desenvolvedores estão planejando definir uma data para a ativação da Dencun na rede principal *na próxima quinta-feira na ACDC #127*.
(Os desenvolvedores poderiam agendar a ativação da rede principal 3 semanas após a reunião, o que colocaria a ativação da Dencun no final de fevereiro, em vez de...

— Christine Kim (@christine_dkim)

A atualização Dencun foi ativada na rede de teste Goerli em 17 de janeiro, introduzindo várias EIPs, incluindo a EIP-4844, que permite o proto-dank sharding, uma melhoria altamente esperada que, segundo os desenvolvedores, reduzirá significativamente as taxas de transação nas redes de camadas 2 da Ethereum.

O proto-dank sharding tem como objetivo reduzir o custo dos rollups, que normalmente agrupam transações e dados off-chain e enviam provas computacionais para a blockchain da Ethereum. Isso é feito tornando a disponibilidade de dados mais barata por meio da introdução de um novo contêiner compartimentado de dados chamado blobs.

Fonte: Cointelegraph