Dificuldade de mineração de Bitcoin ultrapassa 80 trilhões

Por 21/02/2024
21/02/2024


A dificuldade de mineração do Bitcoin (BTC), que indica o quão desafiador é resolver o problema matemático associado a um bloco, ultrapassou 80 trilhões na sexta-feira, 16 de fevereiro.  

A taxa de hash da rede, que mede o poder computacional total dos mineradores, atingiu 562,81 exahashes por segundo (EH/s), e a dificuldade de mineração atingiu um recorde de 81,73 trilhões, segundo BTC.com. A dificuldade de mineração de Bitcoin tem aumentado constantemente desde janeiro de 2023 e deverá atingir 100 trilhões nos próximos meses.

INo sistema de prova de trabalho do Bitcoin (PoW), a dificuldade de mineração mede o quão difícil é adicionar um novo bloco à blockchain. Uma dificuldade maior significa que os mineradores precisam de mais poder computacional e energia para encontrar o hash correto. No ano passado, o nível de dificuldade do Bitcoin mais que dobrou.

Em seu reajuste automatizado em 15 de fevereiro, a dificuldade de mineração de Bitcoin deveria aumentar cerca de 6%. De acordo com dados do recurso de monitoramento BTC.com, se isso acontecer, levará a dificuldade a novos máximos e acima de 80 trilhões pela primeira vez.

O Bitcoin ficou em US$ 52.000 na abertura de Wall Street em 16 de fevereiro, com os últimos dados macro dos Estados Unidos superando as expectativas. Dados do Cointelegraph Markets Pro e TradingView mostraram uma ação estagnada do preço do BTC no último pregão TradFi da semana.

As recompensas de mineração do Bitcoin serão cortadas pela metade no final de abril, no que é conhecido como ‘Bitcoin Halving’. Para combater a inflação, os programadores do Bitcoin incluíram a redução na estrutura do token aproximadamente a cada quatro anos. A última vez que a recompensa de mineração do Bitcoin caiu pela metade foi em maio de 2020.

As recompensas do Bitcoin diminuirão de 6,25 BTC para 3,125 BTC durante o próximo halving. Esta mudança pode resultar numa taxa de hash mais baixa, uma vez que os mineiros menos eficientes consideram difícil cobrir os seus custos e sair. Uma taxa de hash reduzida provavelmente causará uma diminuição na dificuldade de mineração de Bitcoin, já que a rede pretende manter uma produção constante de blocos a cada 10 minutos.

De acordo com os analistas de mineração da Galaxy, até 20% da atual taxa de hash do Bitcoin poderia ficar offline após o halving do Bitcoin, o que reduzirá as recompensas dos blocos pela metade e deixará apenas as plataformas de mineração mais eficientes em pé.

 

Fonte: Cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS