Economista discute a perspectiva da moeda do BRICS se tornar uma moeda global

Por 12/06/2023
12/06/2023

O economista Alexis Habiyaremye discutiu os desafios que uma moeda comum dos BRICS poderia representar para o status de moeda de reserva global do dólar americano em uma entrevista com Putnik, publicada no sábado. Habiyaremye é um pesquisador sênior que trabalha para a Cátedra de Pesquisa Sul-Africana em Desenvolvimento Industrial na Universidade de Joanesburgo, África do Sul. Ele possui um Ph.D. em Economics and Policy Studies of Technical Change pela United Nations University/Maastricht University (UNU-MERIT).

Citando a “vantagem desproporcional que o dólar teve no sistema monetário internacional”, o economista descreveu: “Esse privilégio exorbitante garante que outros países acabem financiando o déficit americano porque a reserva federal dos EUA pode simplesmente imprimir dinheiro, enquanto outros países têm que produzir bens e serviços para ter acesso aos dólares”.

Há uma tendência crescente entre os países de reduzir sua dependência do dólar americano e, em vez disso, priorizar o uso de suas moedas nacionais para acordos comerciais. Uma iniciativa notável nesse sentido está sendo realizada pelos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O bloco econômico está considerando uma proposta para estabelecer uma moeda compartilhada que diminuiria a dependência dos países membros do dólar. Comentando sobre os desafios que uma moeda comum do BRICS poderia representar para o dólar americano, Habiyaremye detalhou:

A introdução de uma nova moeda, se fosse usada de forma eficaz e sistemática para todas as transações comerciais entre os países do BRICS, aliviaria o ônus desses países para financiar o privilégio exorbitante.

“Devido à extraterritorialidade da lei dos EUA para todas as partes do mundo onde o dólar americano é usado, usar uma moeda diferente também permitiria a esses países evitar a imposição arbitrária das leis dos EUA em seus territórios”, continuou ele.

O economista observou que o poder econômico dos países do BRICS já superou o dos países do Grupo dos Sete (G7) em termos de paridade de poder de compra. Ele opinou:

Em termos de peso econômico, a moeda do BRICS tem uma perspectiva real de se tornar uma moeda global se os membros se comprometerem a aumentar o intercâmbio comercial entre si.

“Em termos de produção econômica, os países do BRICS têm o potencial de produzir a maioria das commodities e produtos manufaturados necessários em seu comércio internacional”, acrescentou.

No entanto, o economista alertou que “enquanto cada país individual continuar privilegiando suas trocas comerciais com os EUA (ou seus aliados monetários) por razões históricas ou políticas, a moeda do BRICS permanecerá apenas uma retórica vazia”.

Habiyaremye esclareceu que a criação de uma nova moeda para os países do BRICS exigiria vontade política dos líderes desses países e comércio suficiente entre eles para tornar a moeda economicamente viável.

“Não basta querer se afastar do dólar se os fluxos comerciais entre os membros do BRICS ou seus aliados imediatos não são suficientes para sustentar a nova moeda”, enfatizou. Além disso, o economista destacou que muitos países do BRICS atualmente negociam mais com os EUA ou com países que usam o dólar americano do que entre si, enfatizando que a força de uma nova moeda do BRICS dependeria de esses países negociarem mais entre si .

Fonte: news.bitcoin