Em expansão à Web3, navegador Opera anuncia suporte a 8 novos blockchains

Por 31/03/2022
31/03/2022

O Opera, sexto maior navegador do mundo, anunciou nessa quarta-feira, 30, suporte para carteiras digitais de oito blockchains em uma atualização. Solana, Polygon, StarkEx, Ronin, Celo, Nervos, IXO e Bitcoin vão se juntar ao já suportado Ethereum. O recurso estará disponível para usuários da versão desktop e Android do Opera Crypto Browser.

O navegador norueguês chamou a novidade de “um grande passo em direção a Web3”, e entre os recursos principais estão o acesso aos inúmeros aplicativos descentralizados (dApps) da Polygon e Solana, ou até checar seus Axies, do jogo Axie Infinity, através de uma ferramenta da Ronin.

Além disso, o lançamento também estende o acesso aos blockchains que utilizam a prova de participação (PoS) como mecanismo de consenso, e o ecossistema de segunda camada da Ethereum, como o StarkEx. Com esse acesso, usuários se beneficiam de transações mais rápidas e baratas, ao mesmo tempo em que minimizam sua emissão de carbono, usando da descentralização e segurança da rede Ethereum.

“Desde que entramos na Web3 em 2018, temos feito parcerias com os blockchains mais populares e inovadores, assim como com provedores da Web3, para acelerar a evolução de cripto com o mecanismo de 'prova de conceito' até a adoção em massa. No fim, a Web3 está a caminho de se tornar a tecnologia principal de internet, e usuários não saberão com qual [tecnologia] estarão interagindo. Eles precisam de uma experiência de usuário superior e benefícios de verdade”, comentou Jorgen Arnesen, executivo da divisão de aplicativos móveis da Opera.

Essa integração, a empresa nota, é parte essencial de sua missão de suportar todos os blockchains relevantes, ao mesmo tempo que embarca seus usuários para a Web3, de maneira consciente com o meio ambiente. Em janeiro de 2022, a companhia revelou a primeira versão de seu navegador cripto. A empresa também foi responsável, em 2018, pelo primeiro navegar integrado a Web3 e com carteira cripto integrada.

Fonte: exame.com