Esclareça suas dúvidas sobre carteira bitcoin

Por 28/02/2018
28/02/2018

Hoje o objetivo é esclarecer suas dúvidas sobre carteira bitcoin. Com a ascensão das criptomoedas, cada vez mais investidores interessados em entrar neste mercado precisam das carteiras digitais para enviar, receber, armazenar e monitorar o saldo de bitcoins. De forma simplificada, carteira bitcoin é um programa que realiza estas operações, fazendo a sua conexão com o blokchain (sistema que garante a segurança das operações realizadas por criptomoedas).

Diferente da carteira que você carrega aí no seu bolso, as carteiras bitcoin não armazenam moedas. Na verdade, as moedas digitais não existem em forma física, são apenas registros de transações armazenadas na blockchain. Existe uma chave privada (private key) para cada endereço bitcoin que é guardado na sua carteira.

Para criar uma carteira bitcoin, você pode instalar um software no seu computador ou escolher uma carteira virtual. De acordo com o site Bitcoin.org existem quatro tipos de carteiras bitcoin: desktop, hardware, mobile e web. Confira abaixo a descrição de cada uma delas.

Desktop

É um software instalado no seu computador. Por esta razão, não é 100% seguro: sua carteira bitcoin ficará vulnerável caso o desktop seja hackeado ou infectado por um vírus.

Hardware

Tem formato de dispositivos físicos, como um pen drive. É considerada segura por manter as chaves privadas offline, porém, as carteiras em hardware são caras e é preciso ter o dispositivo físico em mãos para realizar transações.

Mobile

São aplicativos para smartphones e tablets, práticos para uso cotidiano. Para garantir a segurança do sistema e o acesso aos fundos, é preciso fazer um backup periódico da carteira e guardar as palavras fornecidas pelo sistema: elas são a única forma de recuperar os fundos em caso de roubo ou extravio do seu dispositivo.

Web

Nesta modalidade as carteiras bitcoin podem ser acessadas a partir de qualquer dispositivo conectado a internet: elas ficam armazenadas ?na nuvem?. Apesar de prática, tem como desvantagem a falta de controle do usuário sobre as suas criptomoedas, já que as chaves privadas ficam armazenadas com os provedores das carteiras virtuais.

Para evitar golpes, como o sofrido pelos usuários dos aplicativos ADA Cardano Crypto Wallet e All Crypto Currency Wallet em janeiro deste ano, certifique-se de estar usando carteiras bitcoin confiáveis. O blogueiro e empresário Rui Magalhães traduziu para o português uma lista com as melhores carteiras bitcoins, de acordo com o review do site 99Bitcoins (a versão original você acessa aqui). Não deixe de ler, use as informações para escolher a carteira bitcoin mais adequada para você! _ Gostou das dicas? Continue conectado e fique por dentro das novidades sobre bitcoins aqui no portal!