Ethereum Classic: entenda mais sobre esse projeto

Por 15/08/2021
15/08/2021

A Ethereum Classic é uma blockchain segura, descentralizada e resistente à censura.

É, na verdade, a cadeia herdada do Ethereum, e seus verdadeiros criadores são, portanto, os desenvolvedores originais do Ethereum — Vitalik Buterin e Gavin Wood.

A blockchain Ethereum original lançou um smart contract chamado de Organização Autônoma Descentralizada (DAO), criado para financiar dApps. E ter tokens do DAO significava que você agora fazia parte do contrato inteligente do DAO.

O projeto da Ethereum Classic surgiu após o hack do DAO (Organização Autônoma Descentralizada). Depois do ocorrido a comunidade da ethereum se dividiu em 2 frações opostas: uma queria executar um hard fork e inverter os efeitos do hack, enquanto a outra parte queria continuar com o hack mantendo uma parte da blockchain.

Portanto, o Ethereum Classic surgiu como a rede que não reverteu a cadeia e os desenvolvedores afirmam que não há uma equipe "oficial" ligada ao projeto e qualquer pessoa pode participar.

Vantagens do Ethereum Classic

O Ethereum Classic tem todas as vantagens de uma blockchain, mas oferece algumas específicas à sua tecnologia. Esses benefícios incluem:

• Imutabilidade - Todas as transações, uma vez gravadas na blockchain, não podem ser alteradas nem removidas. Esse foi o princípio que forçou a divisão entre ETC e ETH. Isso não mantém apenas um alto nível de descentralização, mas reforça a segurança e a integridade do código.
  • Descentralização - O Ethereum Classic conta com o procedimento de consenso de Prova de Trabalho, o que significa que não há necessidade de intermediário ou autoridade central. As transações podem ocorrer sem elas e os contratos inteligentes são auto-executáveis.
  • Transações rápidas e acessíveis - Devido a um processo automatizado de verificação que não requer envolvimento de terceiros, suas transações são processadas e verificadas rapidamente. Essa não é a única vantagem, pois também torna suas transações altamente econômicas.
  • Alta confiabilidade - o blockchain vem lidando com uma grande variedade de aplicativos, smart contracts e transações nos últimos cinco anos, sem qualquer interferência de terceiros, paradas, fraudes e censuras, ou seja, isso tudo se refere a sua confiabilidade.

Desde o seu lançamento aconteceram muitas mudanças, com participantes votando pra limitar o fornecimento de ETC, ou seja, o fornecimento máximo agora é de 210 milhões de unidades

O Ethereum Classic é uma moeda com relevante capitalização de mercado, sendo transacionada por diversas exchanges.

Por: Sophia Müller