Ethereum Starknet pretende descentralizar componentes de sua rede

Por 20/11/2023
20/11/2023

A rede de camada 2 da Ethereum, Starknet, apresentou planos para aprimorar a descentralização de três componentes principais de sua solução de rollup baseado em provas de conhecimento zero (ZK-rollup).

Em entrevista exclusiva ao Cointelegraph, o gerente de produto e pesquisador de blockchain da Starknet, Ilia Volokh, delineou a intenção da empresa de enfrentar desafios relacionados a elementos centralizados do protocolo com o objetivo de se defender contra a censura e tornar o ecossistema mais robusto.

A Starknet opera como um rollup de validade usando tecnologia de prova de conhecimento zero para agrupar transações em rollups. Suas provas criptográficas são enviadas à Ethereum para obter segurança e finalidade para as transações efetuadas na camada 2.

"Nesse sentido, a operação da rede é centralizada. Isso não é necessariamente uma coisa ruim porque, embora a Starkware opere a rede, ela não pode roubar dinheiro e não pode fazer nenhuma transição de estado inválida porque elas exigem a execução do verificador na Ethereum", explica Volokh.

Embora a Starkware continue sendo um "gateway centralizado" para entrada na Starknet, Volokh acrescenta que o protocolo é "100% honesto" e não pode falsificar transações ou informações, pois a blockchain de camada um da Ethereum atua como um filtro.

A única maneira tangível pela qual a Starknet pode se "comportar mal" é não retransmitindo provas para a Ethereum, ou censurando especificamente determinadas transações ou provas.

"Por exemplo, se o sequenciador decidir excluir uma transação de uma determinada entidade, ele é livre para fazer isso. Desde que as outras coisas que ele está tentando promover sejam válidas."

Para a Starknet, essa última consideração é um dos principais motivos para descentralizar partes de seu protocolo em um esforço para combater as duas principais causas de censura de sistemas baseados em provas de consenso.

A censura intencional é uma das considerações, enquanto os sistemas "não robustos" que têm um único ponto de falha representam outra ameaça à descentralização, já que todos os participantes da rede seriam "censurados" se esse ponto central causasse uma interrupção na rede ou no sistema.

"Queremos resolver esses dois problemas e achamos que a solução óbvia para ambos é ter o maior número possível de pessoas operando a Starknet."

A descentralização desses diferentes componentes do sistema da Starknet apresenta vários graus de dificuldade. Isso inclui a descentralização da produção de blocos por meio de seu protocolo de consenso, a descentralização da camada de comprovação, que é responsável pela computação de provas para os blocos, e a descentralização do processo de atualizações do estado da camada 1.

"Quero enfatizar que é fundamental descentralizar cada um deles porque, enquanto um deles estiver centralizado, você não terá conseguido muita coisa", acrescentou Volokh antes de descrever os desafios relevantes de cada componente.

A descentralização da produção de blocos tem sido bastante simples, uma vez que todas as cadeias de blocos dependem de um protocolo de consenso e de um mecanismo de resistência a ataques sybil. Entretanto, a descentralização do provador da Starknet exigiu uma abordagem mais inovadora.

"Até onde eu sei, somos o primeiro rollup que apresentou uma solução bastante completa e concreta", disse Volokh. Ele também explicou como os ZK-rollups concorrentes basicamente agregam transações em provas e as publicam na Ethereum, que, por extensão, transfere sua própria descentralização para soluções de rollups.

No entanto, todos esses sistemas dependem de suas respectivas entidades centrais para criar e provar blocos, o que significa que essas camadas 2 são "igualmente centralizadas." Se os usuários finais estão preocupados com as implicações filosóficas dos componentes centralizados das L2s, isso é outra conversa, segundo Volokh:

"As pessoas que apreciam a descentralização o fazem porque entendem que ela proporciona mais segurança, e nós compartilhamos esses valores mais do que achamos que as pessoas gostarão deles por motivos comerciais."

Volokh acrescenta que a Starknet ainda está delineando o processo de teste e implementação desses mecanismos descentralizados em sua rede. É provável que isso seja realizado por meio de uma série de redes de teste interconectadas para testar a funcionalidade simultânea dos diferentes componentes.

Fonte: cointelegraph