Exposição Nordestina de NFTs reúne artistas locais para debater sobre o avanço da tecnologia no Brasil

Por 28/12/2022
28/12/2022

A primeira Exposição Nordestina de NFTs realizada na cidade de João Pessoa, na Paraíba, planeja reunir diferentes artistas locais e colecionadores de arte digital. O objetivo do encontro é expor obras em uma galeria diversificada, além de debater sobre o avanço da tecnologia blockchain no Brasil.

O evento, realizado pela GreenGo Capital em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, planeja ressaltar o potencial dos artistas locais no resto do mundo e colocar o Nordeste no mapa da comunidade NFT.

A exposição já está aberta para visitação do público de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, no Celeiro Espaço Criativo, no bairro do Altiplano. A entrada é gratuita até o dia 28 de fevereiro de 2023.

A exposição é composta por 16 obras físicas de artistas nordestinos e 16 televisores fixados ao lado das obras, onde será exibido um QR Code para acesso às diferentes plataformas das coleções NFTs.

Oportunidades dos NFTs

A tecnologia NFT tem brindado grandes oportunidades nos últimos meses para diferentes nichos de mercado como a arte, o esporte, a música e a moda, mostrando um grande interesse dos usuários principalmente em países como Brasil, Venezuela, Argentina e Itália.

Segundo Rayan Cruz, Head de Tecnologia da GreenGo, a blockchain traz um novo paradigma para a arte no mundo digital, possibilitando um novo conceito de exclusividade das obras de arte tradicionais e permitindo a expansão do setor aceleradamente.

Além disso, Cruz comenta que o fato de diversas marcas de sucesso, como Adidas, Nike, Dolce & Gabanna e Pizza Hut, que já adotaram a tecnologia em seus produtos, demonstra o avanço do mercado NFT na economia mundial.

Brasil e o crescimento dos NFTs

Durante os últimos meses, o Brasil tornou-se um dos grandes nomes do ecossistema blockchain, convertendo-se no segundo país com maior número de investidores NFTs em todo o mundo, ultrapassando países como a China e os Estados Unidos.

Um relatório recente da Research And Markets, estima que o setor NFT no Brasil cresça constantemente, registrando uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 34,8% entre 2022 e 2028, gerando uma receita de R$ 80 bilhões durante esse período.

Estes indicadores ocasionaram que diversas empresas do ecossistema, como a exchange de criptomoedas Binance, e o metaverso The Sandbox, aumentaram os esforços por encontrar um espaço no mercado brasileiro.

Por outro lado, a GreenGo Capital afirma que a realização de eventos com participação dos entes governamentais, como a 1º Exposição Nordestina de NFTs mostram o interesse das autoridades por promover e apoiar o crescimento dos projetos locais no ecossistema blockchain.

Fonte: criptofacil