Fundação da LUNA compra mais US$ 230 mi em bitcoin para reservas de UST

Por 08/04/2022
08/04/2022

Criada em 2018 pela Terraform Labs, a LUNA é uma das maiores recordistas das últimas semanas entre as principais criptomoedas, com alta de mais de 36% no último mês, segundo dados do CoinMarketCap. E os esforços de seu criador para alavancar o ecossistema da rede crescem cada vez mais.

A Luna Foundation Guard foi criada em fevereiro com o objetivo de apoiar o blockchain Terra, que não abriga somente a LUNA, mas também a stablecoin – criptomoeda estável – UST. Criada com o propósito de resolver o “problema” da volatilidade das criptomoedas, a UST tem a sua paridade com o dólar norte-americano garantida pela LUNA. Ou seja: para que a emissão de UST seja possível, o mesmo valor em LUNA deve ser “queimado”, em outras palavras, deixar de existir.

O processo faz com que, em períodos de alta demanda por UST, o preço da LUNA seja impulsionado a partir da redução em sua oferta. Esta foi uma das principais razões pela valorização surpreendente da LUNA nos últimos tempos, aliada a outros fatores do projeto de Do Kwon.

Durante o mesmo período, a Luna Foundation Guard anunciou compras bilionárias de bitcoin para as reservas de UST. Segundo Do Kwon, uma forte presença de bitcoin nas reservas da stablecoin poderiam ajudar a melhorar sua indexação ao dólar. Comprando quantidades inacreditáveis de bitcoin em poucos dias, a LFG surpreendeu o mercado de criptomoedas e fez com que todas as suas atenções fossem voltadas para a LUNA.

Agora, a fundação volta comprar milhões de dólares em bitcoin. Após alguns dias de silêncio, Do Kwon anunciou a compra de US$ 230 milhões na maior criptomoeda do mundo. Dados do blockchain revelam detalhes da compra, que adicionou 5.040 unidades de bitcoin à carteira que dá inveja a muitos investidores. O saldo da Luna Foundation Guard em bitcoin está em 35.767 BTC no momento, o equivalente a US$ 1,6 bilhão.

“Hoje eu: reguei minhas plantas, escrevi alguns e-mails, comprei US$ 230 milhões em bitcoin, passei aspirador na casa, comi McDonald’s... agora vou levar o cachorro para passear”, publicou Do Kwon no Twitter, ironizando a situação e comparando às suas atividades diárias rotineiras.

O plano de Do Kwon e da Luna Foundation Guard é estabilizar o preço da UST através do bitcoin com uma reserva de US$ 10 bilhões na criptomoeda. Por isso, as compras robustas de bitcoin podem continuar, e a carteira digital da Luna Foundation Guard ainda conta com cerca de US$ 600 milhões disponíveis para custear estas novas compras, segundo dados do blockchain.

Anteriormente, Kwon justificou a escolha do bitcoin para as reservas da UST. O criador da Terra acredita que a criptomoeda seria o ativo de reserva digital mais forte disponível no momento. “A razão pela qual estamos particularmente interessados no bitcoin é porque acreditamos que ele é o ativo de reserva digital mais forte”, disse Kwon à Bloomberg no início do mês. "A UST será a primeira moeda nativa da internet que implementa o padrão bitcoin como parte de sua política monetária”, concluiu.

Fonte: exame.com