A Fundação Solana está implementando uma nova política de integração e desligamento de validadores projetada para aumentar a descentralização da rede e reduzir a dependência dos validadores no suporte da fundação.
Para cada novo validador que ingressar no Programa de Delegação da Fundação Solana (SFDP), três validadores serão removidos caso sejam elegíveis para delegação há pelo menos 18 meses e tenham atraído menos de 1.000 SOL em participação externa, de acordo com Ben Hawkins, Chefe do Ecossistema de Staking da Fundação Solana. A declaração de Hawkins no Discord foi compartilhada no X por Mert Mumtaz, CEO da Helius. A iniciativa ocorre em um momento em que a participação delegada da Fundação vem diminuindo ao longo dos anos.
O chefe de projetos especiais da EigenLayer, conhecido online como Kydo, levantou a questão, citando dados da Stakeview.
"Embora seja impressionante ver que o controle da Fundação Solana sobre a rede tem apresentado uma tendência decrescente desde 2022 em termos da porcentagem de participação ativa detida, seria benéfico ter mais visibilidade sobre o impacto da fundação no número total de validadores", disse Kydo ao Decrypt . "A transparência melhora o nosso setor."
Kydo afirmou na publicação que a maioria dos validadores da cadeia "só existe porque a Fundação Solana os "gerou", acrescentando que esses validadores "obtêm de 90% a 100%" de seus fundos de staking da Fundação Solana. "Sem isso, eles entrariam em colapso."
Embora os dados apresentados sejam "um pouco antigos", eles revelam uma lacuna na forma como Solana se apresenta, sugere Kydo. "Vemos apenas a superfície da realidade, a percepção."
Respondendo a isso, Max Resnick, economista-chefe da empresa de P&D Anza, focada em Solana, afirmou que eles estão "no processo de encerrar lentamente" o SFDP.
"Muitos validadores que agora são autossuficientes começaram como beneficiários do SFDP", disse Resnick no X, respondendo à Kydo. "A contagem de validadores é uma métrica de vaidade, e validadores com participação epsilon na verdade prejudicam o desempenho da rede", afirmou.
A Fundação Solana não retornou imediatamente o pedido de comentário do Decrypt .
Uma pesquisa publicada pela Helius em agosto de 2024 estimou que se o SFDP fosse descontinuado imediatamente, aproximadamente 57% de todos os validadores de Solana "teriam dificuldades para manter operações lucrativas", pois não conseguiriam cobrir os custos operacionais, a maior parte dos quais é gasta em taxas de votação.
Ainda assim, a iniciativa de autossuficiência entre os validadores é vista como otimista para Solana.
A autossuficiência entre os validadores fortalece o Coeficiente de Nakamoto de Solana — uma medida de descentralização — tornando-o mais resiliente, pois um coeficiente mais alto indica uma distribuição de participação mais ampla entre os validadores.
De acordo com Helius, o coeficiente da rede em novembro de 2024 foi "frequentemente citado como 19", embora reconheça que provavelmente será menor.
Fonte: decrypt.co
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.