Fundo Monetário Internacional irá ajudar El Salvador na compilação de estatísticas de adoção do Bitcoin

Por 24/05/2022
24/05/2022


Embora o Fundo Monetário Internacional tenha discordado da medida que El Salvador fez no ano passado ao declarar o bitcoin como moeda legal, ainda mantém conversas regulares com representantes do governo salvadorenho. Em entrevista coletiva oferecida na semana passada, Gerry Rice, porta-voz da organização, afirmou que houve contato com o governo sobre diversos assuntos relacionados à adoção do bitcoin no país.

Arroz declarou:

Os funcionários do FMI e as autoridades salvadorenhas continuam mantendo conversas regulares sobre as questões críticas que foram enfatizadas por nossa Diretoria Executiva em janeiro deste ano.

Embora o fundo tenha alertado que a decisão tomada pela aprovação da Lei do Bitcoin no país pode representar riscos de estabilidade para a nação, El Salvador manteve seu curso, com o presidente Nayib Bukele investindo fundos públicos e comprando mais de 2.300 BTC , e mantendo o bitcoin como curso legal.

Ajuda técnica

Rice também especificou o objetivo das negociações em andamento, mencionando impostos, lavagem de dinheiro e fornecendo ajuda técnica ao governo em relação às estatísticas de adoção de bitcoin. Rice esclareceu isso afirmando:

As discussões estão em andamento, incluindo o avanço das autoridades na coleta de estatísticas sobre o uso do bitcoin e outras informações relacionadas à adoção do bitcoin como moeda legal em El Salvador. Por isso, prestamos assistência técnica sobre este tema.

No entanto, o porta-voz não especificou de que forma estava fornecendo ajuda para quantificar o uso de bitcoin e cripto no país.

A pontuação de crédito de El Salvador sofreu muito devido à falta de transparência que algumas agências, como a Moody's, atribuem aos investimentos em bitcoin feitos por Bukele. Jaime Reuschem, vice-presidente sênior da agência, afirmou que isso aconteceu por falta de informação sobre o assunto, tendo apenas os tweets de Bukele para dar conta dessas compras.

Segundo a mídia local, as negociações do país com o Fundo Monetário Internacional podem contribuir para fechar um acordo de US$ 1,3 bilhão para ordenar suas finanças, com a organização pedindo a El Salvador que endureça suas políticas em vários assuntos, incluindo o combate à lavagem de dinheiro, transparência fiscal, responsabilização no uso de fundos públicos e fortalecimento do quadro anticorrupção.

Fonte: news.bitcoin

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS